Em um ano, golpes do falso advogado quase dobram em Maringá
Cristianne kisner, secretária-geral adjunta da OAB. | Foto: Eduardo Domingos/CBN Maringá

Alerta

Em um ano, golpes do falso advogado quase dobram em Maringá

Segurança por Brenda Caramaschi em 28/01/2026 - 10:10

A criminalidade digital avançou de forma alarmante em Maringá. Dados da Delegacia de Estelionato revelam que o número de vítimas do golpe do falso advogado praticamente dobrou em apenas um ano: 48 casos registrados em dezembro de 2024 contra 83 casos em dezembro de 2025. A OAB Nacional já contabiliza mais de 17 mil vítimas em todo o país.

O golpe tornou-se mais sofisticado com o uso de inteligência artificial capaz de simular a voz e até a imagem de advogados. Os criminosos utilizam principalmente o WhatsApp para enviar mensagens, áudios e vídeos falsificados e solicitar depósitos via PIX, justificando supostos desbloqueios de alvarás, acordos urgentes ou liberação de valores. A Secretária-geral adjunta da OAB Maringá, Cristianne kisner destaca que qualquer pessoa pode ser vítima desse tipo de golpe e que a verificação direta com seu advogado antes de realizar qualquer transferência é essencial para evitar prejuízos e identificar a fraude.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade