Em Maringá, juízes solicitam mais servidores para o TJ
Foto: Victor Simião/ CBN Maringá

Encoraj

Em Maringá, juízes solicitam mais servidores para o TJ

Política por Victor Simião em 30/08/2019 - 17:17

Demanda é apresentada em evento no Fórum da cidade. Segundo o Tribunal de Justiça, no Paraná faltam 50 juízes e 100 servidores.

Os juízes de Maringá querem mais servidores para a comarca. O pedido foi feito ao Tribunal de Justiça na tarde desta sexta-feira (30), durante o Encoraj, o Encontro Regional da Administração do Poder Judiciário do Paraná. O evento ocorre até a manhã deste sábado (31), e reúne magistrados e servidores das comarcas da região. O Encoraj é realizado no Fórum da Justiça Estadual. Participam desembargadores e representantes de classe.

Segundo a assessoria do Tribunal de Justiça do Paraná, faltam pessoas em todo o estado. Seria necessário contratar 50 juízes e 100 servidores. Há dois concursos previstos para este ano que, se tudo ocorrer como o previsto, deve amenizar a situação.

A falta de servidores prejudica os serviços, segundo os juízes. Um processo pode demorar mais, já que há menos gente para cumprir a demanda. São várias as causas desse problema. Entre outras, o fato de servidores e juízes serem aprovados em outros concursos. Daí, eles deixam o local em que atuam e não ocorre a reposição.

No momento, o Paraná também vive a estatização de cartórios após decisão do Supremo Tribunal Federal. Por causa disso, os cartórios judiciais hoje privados devem voltar para o Estado, e o que tem ocorrido, no momento, é que daí servidores são descolados. Em Maringá a previsão é a de que seis cartórios sejam estatizados.

O juiz Fábio Capela, da 5ª Vara Cível de Maringá, explicou que as demandas têm aumentado na Justiça. Por isso a necessidade de mais servidores.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade