Em Maringá,  Campanha da Fraternidade 2020 é lançada em entidade que acolhe moradores de rua
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Compaixão

Em Maringá, Campanha da Fraternidade 2020 é lançada em entidade que acolhe moradores de rua

Cidade por Luciana Peña em 26/02/2020 - 11:02

O tema deste ano é “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”. A intenção é estimular a compaixão pelo próximo para reduzir as mazelas sociais. E secretário de Assistência Social pergunta: por que ninguém quer o Centro POP do lado de casa? 

Pobreza, fome, desigualdade social, homicídios, suicídios. Por que tantos sofrem no Brasil e no mundo e o que fazer para reduzir este sofrimento? Para a Igreja Católica, é preciso que cada um de nós tenha compromisso com o outro e ajude quem precise. Por isso, a campanha da Fraternidade 2020 em Maringá foi lançada numa entidade que acolhe moradores de rua. A Casa de Acolhida Coração Imaculado, em Iguatemi. 

O padre  Rodrigo Gutierrez Stabel é o coordenador da entidade. 

Ex- morador de rua,  Wilson Prestes é um dos acolhidos. 

A Campanha da Fraternidade 2020 pretende estimular a compaixão na sociedade. Se cada um de nós olhar pelo outro, participar de projetos sociais, contribuir com entidades como a Casa de Acolhida, o mundo será bem melhor, diz o padre João Paulo Penco. 

Mas vencer o preconceito e ter compaixão pelo próximo não é nada fácil quando o, digamos, “problema” está ao lado de casa. Foi essa resistência que o Centro POP enfrentou em Maringá, inclusive de lideranças católicas. O Centro POP, um órgão público que oferece serviços a moradores de rua, está hoje praticamente desativado. Os serviços estão sendo prestados na Sasc, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania. O secretário, Ailton Morelli, espera que a Campanha  da Fraternidade mude essa situação. 

Quem quiser ajudar a Casa de Acolhida pode entrar em contato pelo telefone 3276 3822. O administrador apostólico de Maringá, o arcebispo de Umuarama João Mamede, e o arcebispo emérito de Maringá, Dom Anuar Battisti, não participaram do lançamento da Campanha da Fraternidade 2020 porque estão no Vaticano.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade