Em áudio, arcebispo emérito de Maringá se queixa de estar proibido de celebrar missas na cidade
Foto: Arquivo/CBN Maringá

Dom Anuar

Em áudio, arcebispo emérito de Maringá se queixa de estar proibido de celebrar missas na cidade

Cidade por Luciana Peña em 13/01/2022 - 09:23

A mensagem em áudio teria sido enviada pelo ex-arcebispo de Maringá Dom Anuar Battisti a padres da cidade para informar que não poderá mais celebrar missas, mesmo que seja convidado. A proibição teria vindo do atual arcebispo Dom Severino Clasen. A Igreja Católica explica que todo padre ou bispo que mora em outro território arquidiocesano precisa da autorização do arcebispo local para celebrar missas. 

O áudio foi publicado numa página no Facebook. O nome da página é Rycerz Niepokalanej, que segundo a Wikipedia é o nome de uma revista católica romana polonesa.

A imagem na página é uma representação de cruzadas, movimentos militares de inspiração cristã que conquistaram territórios entre os séculos XI e XIII.

E uma frase em italiano pode ser lida no alto da página, a tradução é: “Converta os pecadores e hereges e leve todos os homens ao amor de Maria Imaculada."

Na publicação o usuário da página diz que o bispo emérito de Maringá, Dom Anuar Battisti, foi proibido de celebrar missas no território arquidiocesano.

A proibição teria partido do atual arcebispo Dom Severino Clasen.

O áudio é bastante nítido e a voz parece mesmo ser de Dom Anuar.

Ele diz no áudio, que seria uma mensagem enviada a padres, que sempre teve uma relação cordial com o arcebispo Dom Severino Clasen.

Mas foi surpreendido com a proibição de celebrar missas em público, embora não saiba os motivos.

O áudio parece ter sido gravado em novembro do ano passado, às vésperas da vinda do núncio apóstolico da Igreja Católica no Brasil a Maringá. [ouça o áudio acima]

Dom Anuar cita a palavra evangelizadora do Papa Francisco para contrapor à proibição que recebeu. [ouça o áudio acima]

E Dom Anuar se queixa de uma espécie de perseguição. [ouça o áudio acima]


A arquidiocese de Maringá informou que Dom Severino Clasen não vai comentar as declarações de Dom Anuar nesse áudio. Mas de acordo com a norma da Igreja Católica, um padre ou bispo que viva em outro território arquidiocesano precisa de autorização do arcebispo local para celebrar missas. É o caso de Dom Anuar, que atualmente reside em Toledo.

A CBN não conseguiu contato com Dom Anuar Battisti.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade