Em 60 dias, Guarda Municipal de Maringá poderá usar arma de fogo
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/PMM

Segurança

Em 60 dias, Guarda Municipal de Maringá poderá usar arma de fogo

Segurança por Luciana Peña em 15/02/2021 - 11:36

Decreto presidencial publicado na última sexta-feira (12), autorizando o porte de arma para guardas municipais acelera o processo que já dura anos. Enquanto isso, Secretaria de Segurança compra munição para o treinamento dos guardas. 

O Diário Oficial de Maringá, publicado no último dia 10, divulga o processo para a compra de munições destinadas ao treinamento da Guarda Municipal. São 57 mil e 600 reais. No Brasil, só existe um vendedor autorizado: a Cia Brasileira de Cartuchos.

O secretário de Segurança de Maringá Ivan Quartarolli explica que a munição é necessária porque desde que os guardas municipais concluíram o curso para uso de arma de fogo, não fizeram nenhum treinamento, como manda a legislação.

A munição é suficiente para 100 horas de treinamento. [ouça no áudio acima]

O secretário explica também que o treinamento é necessário neste momento porque em breve a Guarda finalmente estará armada. O processo na Polícia Federal está adiantado. Mas além deste processo, agora há uma novidade: o decreto presidencial que autoriza o porte de armas às guardas municipais em todo o país.

Isso significa que em 60 dias, de um jeito ou de outro, a Guarda Municipal estará pronta para trabalhar com arma de fogo. [ouça no áudio acima]

O treinamento já começou. Esta semana os guardas começaram a treinar outras habilidades com armas, mas que não envolvem tiro. Policiais da Denarc, Divisão Estadual de Narcóticos, auxiliam no treinamento.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade