Em 2021, Paraná ficou na vice-liderança nacional em doações de órgãos
Foto: Thacielly Pacheco Teixeira/Casa Militar

Saúde

Em 2021, Paraná ficou na vice-liderança nacional em doações de órgãos

Saúde por Victor Ramalho em 16/03/2022 - 17:24

Os dados são do balanço anual do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). No ano passado, Estado registrou 412 doações efetivas de órgãos.

Ser doador de órgãos é uma maneira de fazer o bem. E neste quesito, o Paraná é destaque nacional. Segundo o balanço anual do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Estado foi o vice-líder em doações de órgãos por milhão de pessoas (pmp) em 2021.

No ano passado, foram 412 doações efetivas de órgãos, que resultaram em 1.468 transplantes, além de 395 procedimentos de medula óssea. O Paraná, com uma média de 35,8 doações a cada 1 milhão de pessoas, só ficou atrás de Santa Catarina, com 40,5 doações, no ranking nacional.

Os dois estados, inclusive, são os únicos do País que atingiram números acima de 22 doações por milhão. A média nacional é de 15, conforme o relatório anual.

Em entrevista à Agência Estadual de Notícias, o Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, comemorou os números, afirmando que o Estado trabalha para melhorar esses indicadores ano após ano. [ouça no áudio acima]

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade