Eleição para escolha dos novos conselheiros tutelares será em outubro
Arquivo/PMM

Maringá

Eleição para escolha dos novos conselheiros tutelares será em outubro

Cidade por Victor Simião em 13/08/2019 - 17:51

41 candidatam disputam 10 vagas. A população que está em dia com a Justiça Eleitoral pode participar do pleito.

A votação ocorre no dia 06 de outubro, das 8h às 17h. Cerca de 70 urnas estarão disponíveis em aproximadamente 50 colégios. Os candidatos começaram a fazer propaganda eleitoral em busca do voto. Na prática, todos os 273 mil eleitores de Maringá estão aptos a votar.

Os 41 candidatos foram selecionados após uma prova que causou polêmica. Questões foram anuladas e recursos foram protocolados. Eles disputam as 10 vagas para a gestão 2020/2024 do Conselho Tutelar de Maringá. O salário de um conselheiro é de R$ 5,5 mil.

A eleição do Conselho Tutelar não tem uma lei eleitoral específica. Mesmo assim, o Ministério Público orienta os trabalhos. Nesta semana, o promotor da Vara da Infância e Juventude, Ricardo Malek, explicou aos candidatos que não deve haver abuso de poder.

Malek destacou a importância do voto no processo.

Em caso de problemas na campanha, o Ministério Público envia as denúncias ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, entidade responsável pelo processo eleitoral.

Na eleição passada, em 2015, 5% dos eleitores aptos a votar participaram em Maringá. Foram registrados 12.281 votos.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade