Opinião
Opinião
Educação é começo e não fim
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 22/11/2019 - 07:48Como se despreza a educação fundamental básica neste país. Há uma distorção na expectativa sobre a qualidade do ensino. O olhar que deseja chegar no ensino superior não percebe que se constrói de forma definitiva no ensino fundamental. A qualidade do que somos está relacionada diretamente com as bases onde construímos nosso potencial. E é no ensino fundamental que esta condição se realiza ou não.
Hoje, a educação fundamental de zero a três anos não é uma obrigação do estado, por mais que muitas cidades brasileiras têm o serviço oferecido pelo poder municipal. A preocupação fundamental dos pais é em poder ter os filhos em um local seguro para que possam exercer suas atividades profissionais. Mas a educação básica infantil vai além disso.
Ao educarmos um ser humano estamos dando a ele a possibilidade ou não de construir uma vida melhor. A qualidade que tem dentro da formação infantil é decisiva para o desempenho da criança nas demais séries da educação. A qualidade no domínio de matérias básicas como matemática e português dependem da formação básica.
Temos muitos universitários que não dominam as operações básicas de matemática e não conhecem as regras gramática fundamentais da língua portuguesa. Não por acaso, um terço dos universitários são analfabetos funcionais. Leem um texto e não sabem interpretá-lo. Isto não é bom e é sinal de que faltou algo na educação fundamental básica.
Por isso, a educação básica fundamental tem que ter qualidade. Ela deve ser uma preocupação prioritária do poder público. Tem que remunerar melhor seus profissionais e criar ambientes adequados para a execução do trabalho de formação de uma criança. Se queremos resolver o futuro, temos que ter claro que as coisas se definem no começo e não no fim. Na educação, parte de nossas possibilidades dependem de nosso começo e no final já é tarde demais.
As crianças acabam saindo da educação básica sem a responsabilidade necessária para o desenvolvimento de outras habilidades ao longo de sua formação. O que compromente a sua educação em todos os sentidos. Quando apontamos problemas de desistência da educação nas escolas municipais a falta de identificação com a escola é decisiva. Ela pode ser o elemento que acaba por levar a desistência da educação. Uma boa formação básica educacional pode mudar este aspecto. A qualificação é fator decisivio da vida pessoal e profissional.
A nossa realidade pode ser mudada. Ela pode ser diferente. Conduto temos que investir no que dá resultado. A educação de qualidade é o elemento chave para a construção de um futuro melhor.
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade