Dois colégios de Maringá passam a ofertar curso técnico de Inteligência Artificial e Dados
Foto: AEN

Educação

Dois colégios de Maringá passam a ofertar curso técnico de Inteligência Artificial e Dados

Educação por Walter Téle Menechino/GMC Online em 21/01/2026 - 15:05

Neste ano letivo, o Paraná passa a ofertar o Curso Técnico em Inteligência Artificial e Dados para estudantes do Ensino Médio da rede estadual, sendo um dos pioneiros no país. Em Maringá, estão sendo ofertadas 70 vagas em dois colégios: 35 no Centro Estadual de Formação Profissional José R. Sversutti e 35 no Colégio Estadual Santa Maria Goretti. As matrículas estão abertas.

O Curso Técnico em Inteligência Artificial e Dados terá a duração de três anos e, ao concluir as três séries do Ensino Médio, o aluno vai receber a certificação do Ensino Médio e o diploma de Técnico em Inteligência Artificial e Dados. O novo curso será 100% presencial e com aulas práticas desenvolvidas em laboratórios de informática ou com o uso de dispositivos tecnológicos em sala de aula.

A técnica pedagógica de Educação Profissional do Núcleo Regional de Educação, Ana Cláudia, reforçou que apenas os alunos do primeiro ano do Ensino Médio poderão iniciar o curso de IA e Dados. Já o agente educacional Davi Diego de Lima, do Colégio Estadual Santa Maria Goretti, informou nesta quarta-feira, 21, que já foram matriculados mais de 20 alunos no curso técnico de IA e Dados.

No Paraná todo a formação estará disponível em 32 colégios estaduais, atendendo cerca de 2 mil alunos. Das vagas ofertadas, 900 são por meio de parceria com o Sistema S, sendo 22 turmas pelo Senac e outras três turmas pelo Senai. A formação será integrada ao Ensino Médio e permiti que o estudante curse simultaneamente a etapa regular e o curso técnico ao longo dos três anos.

Segundo a Agência Estadual de Notícias, “a iniciativa integra as ações de modernização curricular constantes da Secretaria Estadual de Educação do Paraná, com objetivo ampliar as oportunidades de formação técnica alinhadas às demandas do mercado de trabalho e às transformações tecnológicas, preparando os alunos para áreas estratégicas da economia digital e para a continuidade dos estudos”.

Acesse GMC Online.

Em Maringá, serão 70 vagas em dois colégios, o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) e o colégio Maria Goretti, explica a chefe do Núcleo Regional de Educação, Isabel Soares Lopes.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade