Docentes da UEM percorrem comunidades indígenas para inscrever candidatos no vestibular
Foto Ilustrativa: UEM

Educação

Docentes da UEM percorrem comunidades indígenas para inscrever candidatos no vestibular

Educação por Victor Ramalho em 20/04/2022 - 17:00

Em 2022, será realizada a 21ª edição do Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. As inscrições seguem até o dia 30 de abril. Até hoje, 43 indígenas já se graduaram pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Na última terça-feira (19), foi celebrado o Dia do Índio. E cada vez mais é possível observar a inserção de povos indígenas no Ensino Superior. No Paraná, é lei desde 2001 que as universidades estaduais reservem ao menos três vagas em processos seletivos para povos indígenas.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) segue essa política afirmativa. E em mais de duas décadas de execução, 43 índios já se graduaram pela instituição, em diversos cursos. E para seguir avançando neste campo, a UEM percorre comunidades indígenas em todo o Paraná, visando inscrever candidatos no Vestibular.

Em 2022, será realizada a 21ª edição do Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. As inscrições seguem até o dia 30 de abril. Cada ano, uma universidade estadual fica responsável por organizar o processo seletivo, que neste ano é responsabilidade da Unespar. Mas desde a última segunda-feira (18), docentes da UEM já percorreram comunidades em três municípios, auxiliando nas inscrições dos candidatos, como explica a coordenadora da Comissão Universidade para os Índios (Cuia) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maria Christine. [ouça no áudio acima]

Na região, são aguardadas as inscrições de ao menos 50 candidatos. Em todo o Paraná, ao menos 400 indígenas devem participar do vestibular.

Atualmente, a UEM é a instituição de ensino superior que mais formou indígenas no Paraná. Além dos 43 já formados, existem outros 54 com graduações em andamento em diversos cursos, seja na modalidade presencial ou à distância.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade