Hábitos saudáveis
Ato que protege
O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é celebrado em 19 de maio e simboliza a importância deste ato que protege e pode salvar a vida de muitos bebês prematuros internados nas Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal. Qualquer quantidade disponibilizada pode ajudar. Cerca de 1 ml de leite já é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição, dependendo do peso do bebê.
No ano passado, mais de 11 mil bebês receberam a doação de 21.325 litros de leite no Paraná. Apesar da quantidade, ela ainda é insuficiente para atender a demanda de todas as UTINs, por isso a a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) faz um chamado à população sobre a doação de leite humano. Para atender às necessidades da assistência neonatal são disponibilizados os bancos de leite humano, que oferecem serviços especializados, fazem a coleta e o processamento do leite doado com rigoroso controle de qualidade. Depois, distribuem para bebês prematuros e de baixo peso, além de oferecer atendimento de orientação, manejo e apoio à amamentação.
Estima-se que, a cada ano, 5,3 mil bebês paranaenses prematuros ou de baixo peso nasçam no Estado, o que corresponde a 11,2% do total de nascidos vivos. O número corresponde à média dos últimos três anos. O Paraná possui 15 bancos de leite humano e 15 postos de coleta. Toda mãe que amamenta é uma possível doadora. Para doar, basta ser saudável e não estar usando nenhum medicamento que interfira na amamentação.
Para doar é só entrar em contato com o banco de leite humano ou posto de coleta mais próximo de sua residência. A amamentação é a forma de proteção mais econômica e eficaz para redução da morbimortalidade infantil, com grande impacto na saúde da criança, diminuindo a ocorrência de diarréias, afecções perinatais e infecções, principais causas de morte de recém-nascidos. Ao mesmo tempo, traz inúmeros benefícios para a saúde da mulher, como a redução das chances de desenvolver câncer de mama e de ovário. Segundo o Ministério da Saúde, nenhuma outra estratégia isolada alcança o impacto que a amamentação tem na redução das mortes de crianças nessa faixa etária.
Bancos de leite da região Noroeste:
Apucarana – Hospital da Providência
Campo Mourão – Hospital Santa Casa de Campo Mourão
Maringá – Hospital Universitário Regional de Maringá
Umuarama – Banco de Leite Humano Norospar
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048
Notícias da mesma editoria
Hábitos saudáveis
Tratamento experimental
Lesão medular: paciente de Maringá é o primeiro do Paraná a receber polilaminina
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Editorias
Boletins
Institucional
Institucional