Direção da Santa Casa de Campo Mourão ameaça renúncia coletiva
Foto: Tribuna do interior

Desanimados

Direção da Santa Casa de Campo Mourão ameaça renúncia coletiva

Saúde por Carina Bernardino em 03/10/2019 - 17:09

Gestores estão desanimados com a falta de repasses de recursos estaduais. No final de julho, após quatro pacientes ficarem entubados no PA, a Sesa assumiu compromissos, mas não cumpriu. 

No dia 24 de julho, a Santa Casa de Campo Mourão explicitou as dificuldades vivenciadas no atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) que precisam de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O hospital tem 13 vagas na UTI adulta e 10 na infantil, mas naquela semana ficou sem leitos e teve que entubar quatro pacientes no PA (Pronto Atendimento). Na época, a direção da Santa Casa disse que a superlotação no local é um problema antigo. Diante da situação, a gestão procurou o Governo do Estado para pedir o credenciamento de mais leitos.

A reunião em Curitiba com o secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, ocorreu no dia 31 do mesmo mês. Do encontro, vieram promessas. Uma delas foi sobre o credenciamento de mais oito leitos de UTIs (5 infantil e 3 adulta).  Outras melhorias firmadas foram o repasse de insumos e de recursos para construção de um heliponto no terreno no hospital. Porém, até esta quinta-feira (3), os compromissos assumidos pela Sesa não foram cumpridos. Desanimados, a direção da Santa Casa fala até em renúncia coletiva. O assunto foi discutida esta semana durante reunião do Codecam (Conselho de Desenvolvimento de Campo Mourão). Segundo o ‘desabafo’ dos gestores, falta dinheiro para custeio (porque o governo só paga pelos serviços produzidos); o estado atrasou em quase três meses os repasses do Hospsus e novos leitos devem ser credenciados.

A direção também pede que a Santa Casa seja reconhecida como hospital regional. Em contato por telefone na tarde desta quinta-feira (3), o presidente da Santa Casa Pedro Baer, disse que aguarda retorno das reivindicações feitas ao Governo Estadual. A CBN entrou em contato com a Sesa e fez vários questionamentos, que não foram respondidos até o fechamento desta reportagem. Atualmente, o Governo do Paraná repassa o valor de R$ 550 mil por mês para o convênio com a Santa Casa de Campo Mourão, além dos pagamentos referente às autorizações de internamento hospitalar. 
 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade