Saúde
Diagnóstico do autismo: “Existe uma série de sinais”, alerta especialista
Saúde por Brenda Caramaschi em 03/02/2026 - 10:40Nessa quarta-feira (4), Maringá será palco de um dos encontros mais relevantes do país sobre educação inclusiva e neurodivergência: a Jornada Pedagógica 2026. Um dos palestrantes é o neurologista Carlos Gadia, neuropediatra, referência internacional em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e neurodesenvolvimento.
Em entrevista à CBN Maringá, o especialista falou sobre a importância do diagnóstico precoce e o papel das famílias na luta pela inclusão e ressaltou que, mesmo quando falamos em educação, não basta que os professores estejam preparados. “Inclusão não é simplesmente estar na sala com as outras crianças. É preciso que o porteiro esteja preparado para receber essa criança, que merendeira saiba como lidar com ela”.
Sobre o aumento da prevalência do autismo, ele diz que a mudança dos critérios de diagnóstico foi um dos principais motivos de termos mais casos de TEA. “Nós deixamos de falar em autismo como sendo falta de interação social e de comunicação para autismo sendo déficit na qualidade da interação social e da comunicação. Essa foi a maior causa da ampliação diagnóstica”, afirma o neurologista.
Notícias Relacionadas
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade