Dia Nacional do Livro Infantil: é importante estimular a leitura desde a infância
Foto: Dany Fran Gongora Rosa

18 de abril

Dia Nacional do Livro Infantil: é importante estimular a leitura desde a infância

Educação por Luciana Peña em 18/04/2021 - 16:20

Os pais e professores têm papel fundamental na formação do leitor. O mercado editorial também deve ficar atento às necessidades dos pequenos. Um leitor fluente tem mais chance de sucesso em outras disciplinas.

 

18 de abril se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil. A data é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu nesse dia e é considerado o pai da literatura infantil brasileira.

Os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, por exemplo, fizeram parte da infância de muitas gerações e ainda povoam o imaginário das crianças e adolescentes que se deixam encantar pela leitura.

Não é fácil transformar uma criança num leitor assíduo. Ainda mais num tempo com a concorrência de tantos dispositivos eletrônicos.

A missão cabe primeiramente aos pais, que precisam dar o exemplo, e também aos professores encarregados de conduzir os pequenos pelo universo da literatura.

A pedagoga e professora do 5º ano de um colégio particular de Maringá, Andreza Caroline Ré, especializada em educação infantil, diz que ler é fundamental na formação cognitiva da criança. [ouça o áudio acima]

A professora diz que quando o aluno lê com fluência, tem mais chance de sucesso em outras disciplinas. Na matemática, por exemplo, para entender os enunciados e ter um raciocínio correto, é preciso saber interpretar o texto. [ouça o áudio acima]

A escritora Dany Fran Gongora Rosa diz que o mercado editorial também precisa dar uma força para estimular a leitura entre os pequenos. Os livros físicos precisam atrair a criançada. Ela cita o exemplo do mercado editorial dos Estados Unidos. [ouça o áudio acima]

A escritora cita alguns autores nacionais para aguçar o interesse dos pais e dos pequenos leitores: Maurício de Souza, Ziraldo, Ruth Rocha, Ana Maria Machado,  Flávia Lins e Silva, Celso Sisto, que é também ilustrador e Socorro Acioli, que é da região Nordeste, fora do eixo-Rio São Paulo, entre tantos outros. 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade