"Detox" de janeiro pode ser inimigo do seu emagrecimento, diz especialista
CBN Saúde por Letícia Tristão em 12/01/2026 - 11:10
É comum que o sentimento de culpa tome conta após os exageros das festas de fim de ano, impulsionando milhões de pessoas em direção a dietas de “limpeza”. Essa corrida desesperada para "compensar" o que foi consumido costuma ser o primeiro passo de um ciclo exaustivo que raramente entrega resultados duradouros.
A especialista em comportamento alimentar Aline Freitas, autora do best seller ‘Viver Sem Dietas’ explica que o cérebro entende a privação como um sinal de perigo e o famoso "projeto verão" acaba se tornando o gatilho para o ganho de peso e para a frustração que se repete a cada ciclo de férias. “O caminho para a liberdade é aprender a reconhecer a fome e a saciedade", afirma.
Em vez de cortar carboidratos, a especialista sugere o que chama de "princípios inegociáveis", como a hidratação correta e a atenção plena ao que se ingere, tornando o processo de emagrecimento uma consequência natural e sem sofrimento, eliminando de vez a necessidade do "detox" punitivo de cada segunda-feira e conquistando uma vida onde a comida é fonte de prazer e energia, independentemente da estação do ano.
Quer encaminhar uma pergunta ou sugestão para o CBN Saúde? Envie e-mail para jornalismo@cbnmaringa.com.br ou mande mensagem para o WhatsApp da CBN. O número é (44) 3220 4048
Acompanhe CBN Saúde, às segundas-feiras, a partir das 11h10, dentro do CBN Maringá 1ª. Edição