Dengue: 1º Lira do ano aponta risco médio de infestação em Maringá
Foto: PMM

Aedes aegypti

Dengue: 1º Lira do ano aponta risco médio de infestação em Maringá

Saúde por Letícia Tristão em 28/01/2023 - 11:50

O índice é considerado dentro do esperado para a época do ano. Mas as autoridades em epidemiologia reforçam que os cuidados para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti devem ser mantidos ao longo de todo o ano. 

Os dados foram coletados pelos agentes da dengue, em Maringá, entre os dias 9 e 13 de janeiro de 2023. O levantamento é feito por região de Unidade Básica de Saúde. O resultado do 1º Lira de 2023, Levantamento de Índice de Infestação do Aedes aegypti de Maringá, apontou que Maringá está com risco médio de infestação do mosquito transmissor da dengue: 2,4%.

O preconizado pela Organização Mundial da Saúde é um índice abaixo de 1%, que indica risco baixo de infestação. Ainda segundo a OMS, 3,9% médio e acima de 4% alto risco.

O índice de risco médio é considerado dentro do esperado para o período do ano, que registra alta temperatura e chuvas.

O secretário de Saúde, Clóvis Augusto Melo, reforça que a dengue é uma doença que pode agravar e levar à morte. Por isso é importante manter os cuidados, que dependem majoritariamente da população. [ouça o áudio acima]

A apresentação mais detalhada do Lira, com situação por bairro, será divulgada no próximo dia 3.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade