Democratas e MDB têm novidades, em Maringá
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20 (Foto: Elci Nakamura)

O Assunto é Política

Democratas e MDB têm novidades, em Maringá

O Assunto é Política por Diniz Neto em 18/07/2019 - 10:12

18 de julho, quarta-feira. Dia Internacional de Nelson Mandela.
Vi esse dia e me interessei em saber mais sobre ele. Foi criado em 2009, aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Nelson Mandela é considerado um dos líderes mais corajosos e admirados, em todos os tempos.

Ele morreu no dia 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos. 
Dedicou 67 anos da sua vida na luta pela paz na humanidade e pelos direitos humanos, portanto, nesta data, todos são convidados a dedicar 67 minutos do seu dia para ajudar as pessoas que mais precisam, em homenagem a Nelson Mandela.

Há um convite para o compartilhamento de mensagem de solidariedade nas redes sociais, com o uso da hashtag #mandeladay. Há um site sobre essa data:www.mandeladay.com

 

Assuntos na coluna de hoje: 
- Bovo ingressa no Democratas
- MDB com nova Comissão Executiva Provisória
- Partido Verde
- Rios e córregos não são prioridades
- Deputado federal Luiz Nishimori faz palestra na OAB

 

BOVO INGRESSA NO PARTIDO DEMOCRATAS
José Luiz Bovo esteve ontem em Curitiba. Foi recebido pelo presidente estadual do Democratas, o deputado federal Pedro Lupion, que estava acompanhado do vice-presidente do partido, o deputado estadual Elio Rusch. 
No encontro foi definida a filiação de José Luiz Bovo ao Democratas, na condição de presidente do partido e pré-candidato a prefeito de Maringá. Ele também vai coordenar o partido na região, ajudando a organizar a sigla para as eleições municipais.

MDB COM NOVA COMISSÃO EXECUTIVA PROVISÓRIA
O Diretório Estadual do MDB nomeou uma nova Comissão Executiva Provisória para Maringá, que inicia seu mandato nesta quinta-feira, dia 18 de julho.

E tem novidade na presidência. O vice-prefeito, Edson Scabora, será membro da Executiva e não mais presidente. Assumirá a presidência o professor Antônio Bartolomeu Frigo, chefe do Gabinete do Vice-Prefeito de Maringá.

Assim como Edson Scabora e a nova tesoureira, Adriana Beraldo, Frigo chega ao MDB vindo do PV.

 

ARTIGO 19
Pelo artigo 19 do estatuto do MDB chefes do poder Executivo, em todos os seus níveis, ficam impedidos de fazer parte de comissões diretoras do partido, em todos os níveis.

O Diretório Estadual e alguns emedebistas de Maringá entendem que o Estatuto é omisso com relação a Comissões Executivas Provisórias.

CRÍTICAS E REVOLTA
Nas redes sociais emedebistas mais antigos têm dedicado espaço para generosas críticas ao vice-prefeito.

Há uma revolta em relação ao recadastramento que está sendo feito, em Maringá, com apoio do Diretório Estadual.

Oposição a parte, o MDB se prepara para uma transição após a dissolução do Diretório Municipal do partido, em Maringá. A convenção municipal fica um pouco mais distante, nesse cenário.

A única forma de mudar o quadro é através de uma decisão judicial. 
O quadro hoje, no partido, é esse.

PV EM BARBOSA FERRAZ 
Débora Carvalho, presidente do PV em Barbosa Ferraz, esteve em Maringá. Fez alguns contatos e revelou seu entusiasmo com a organização e mobilização do partido para as eleições municipais.

Esta semana o PV realiza uma reunião importante em Barbosa Ferraz. Débora é pré-candidata a prefeita, e está disposta a articular para formar chapas fortes na majoritária e para vereadores.

PV EM MARINGÁ
O PV em Maringá continua sem uma definição clara do seu comando. 
Naturalmente o partido deve ser comandado pelo deputado estadual Adriano José, mas é forte o comentário de que o vereador Professor Niero pode assumir o comando do PV, em Maringá.

SOS RIOS DA BACIA DO PIRAPONEMA!
Ontem, conforme falamos, aconteceu a reunião da Câmara Técnica de Acompanhamento do Plano de Bacia – CTPLAN e também a 1ª Reunião Ordinária de 2019 do Comitê das bacias dos rios Pirapó, Paranapanema 3 e 4 – CBH Piraponema.

Participação importante da Drª Cristinane Ogawa, apresentando dados e informações sobre a situação que coloca nossos rios na pior classificação existente – classe 4 – sem qualquer previsão de ações para voltarem à classe 3.

Recebi fotos do evento, do engenheiro Renato Dalla Costa.
Não vi prefeitos. Impressionante como a preocupação com os rios e suas bacias estão fora das prioridades da maioria dos municípios. No máximo se cumprem protocolos burocráticos.

Registro importante: tinha uma representação da Prefeitura de Maringá. Nenhum prefeito, nenhum vereador (de toda a região), nenhum deputado.

Em Maringá, por exemplo, há necessidade de retomada de cuidados com fundos de vale e córregos.

DEPUTADO NISHIMORI FAZ PALESTRA EM EVENTO DA OAB
No dia 23 de julho, próxima terça-feira, a Comissão de Direito Internacional OAB Maringá realizará o encontro “Novas Ações e Perspectivas do Agronegócio no Cenário Internacional”. Será a partir das 19 horas, no Auditório da OAB Maringá.

Recebi do advogado Alexandre Raposo, presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB Maringá, a programação:

Palestrante: Deputado federal Luiz Nishimori. Tema: Novo Governo e Prioridades Diplomáticas e Comerciais Internacionais ao Agronegócio.

Palestrante: Drª Letícia de Souza Baddauy. Tema: Mediação e Arbitragem no Agronegócio Internacional.

Palestrante: Gerente Comercial da COCAMAR, Anderson Alves Bertolleti. Tema: Impasse USA X China e o impacto nos custos do agronegócio brasileiro.

O objetivo é mostrar e debater as mudanças que ocorrem no cenário do agronegócio globalizado, buscando maiores e melhores soluções na área.

As inscrições podem ser feitas no site da OAB Maringá: http://www.oabmaringa.com.br/esa/?cod=evento/160

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade