Decreto poderá liberar policiais civis da custódia de presos
Luciana Peña/CBN Maringá

Segurança

Decreto poderá liberar policiais civis da custódia de presos

Segurança por Luciana Peña em 13/09/2018 - 11:55

É o que disse o secretário de Segurança Pública do Paraná em evento em Maringá.

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Julio Reis, participou nesta manhã de um evento no Batalhão de Polícia Militar de Maringá. Foi uma cerimônia de entrega de viaturas e medalhas. Em entrevista coletiva, o secretário respondeu perguntas sobre a situação de presídios. Embora não seja mais responsável pela área, já que o Depen, Departamento Penitenciário, passou para a Secretaria de Administração Penitenciária, Reis falou sobre o tema e adiantou que um decreto estadual, que está em estudo, vai liberar policiais civis da custódia de presos. Função que ocupa o tempo dos profissionais que deveriam se dedicar exclusivamente à investigação de crimes.

Mas o decreto não irá acabar com outro problema: a escolta de presos. Uma função que em Maringá é compartilhada entre as polícias militar e civil e que também prejudica a apuração de crimes.

O secretário também falou sobre números de criminalidade em Maringá. A boa notícia é a redução em índices importantes.

Mas o número de homicídios aumentou: de 12 no primeiro semestre de 2017 para 15 no mesmo período deste ano. A escolta de presos para o Fórum, nas audiências de custódia, é feita pela Policia Militar. A polícia civil faz escolta de presos para o IML em casos de exames e para outras cidades em casos de transferência.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade