Cultura define finalidades do Complexo Plaza
Arquivo PMM

Após desapropriação

Cultura define finalidades do Complexo Plaza

Cultura por Carina Bernardino em 05/02/2019 - 19:35

Um pavimento vai virar escola de cinema e outros três, museu de arte contemporânea. O processo de desapropriação do prédio está na fase final, aguardando perícia judicial

O processo de desapropriação do prédio do Cine Teatro Plaza de Maringá deve ser concluído este mês, segundo a prefeitura. A secretaria responsável pela ação judicial é a de Gestão, que aguarda para os próximos dias a realização da perícia judicial. É que quase 70% do prédio pertence à iniciativa privada. Somente o térreo é do município.

O Executivo se propõe a pagar 6 milhões de reais pelo imóvel, mas os proprietários querem 12 milhões. Por isso, o caso está na Justiça. Segundo o secretário de Gestão, Rogério Calazans, a perícia vai apontar o valor comercial do prédio.

Enquanto o processo está andamento, a secretaria de Cultura desenvolve projetos para o prédio, denominado Complexo Plaza. No final do ano passado, por exemplo, a pasta decidiu junto com a secretaria de Obras Públicas, como será a utilização dos cinco pavimentos, além do térreo onde funciona o Cine Teatro.

A ideia, segundo o secretário da pasta, Miguel Fernando, é licitar as obras entre os meses de setembro e outubro. Ele disse que para este mês, serão licitados os projetos complementares e executivos.

O Cine Teatro Plaza também faz parte do Eixo Monumental de Maringá. O prédio funciona desde 1960, mas a inauguração oficial ocorreu em 1972. Já a interdição do imóvel aconteceu em 2006, por questões de segurança. Em 2017, a parte do prédio que pertence ao município foi declarada de utilidade pública, uma medida que ajuda no processo de desapropriação do imóvel.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade