Novembro Roxo
Cuidado humanizado no tratamento de prematuros é destaque no HU
Saúde por Brenda Caramaschi em 27/11/2024 - 11:54O Hospital Universitário de Maringá é referência em cirurgias neonatais e atende crianças que nasceram prematuras em toda a macrorregião noroeste do Paraná. O trabalho para ajudar as crianças que nasceram antes do tempo a se desenvolverem é intenso e os índices de mortalidade entre os prematuros vêm caindo graças ao uso de novas tecnologias e ao cuidado humanizado que tenta adaptar as incubadoras para deixá-las o mais parecidas possível com o ambiente uterino ao mesmo tempo em que lida com as emoções de toda a família do bebê, que muitas vezes tem a rotina alterada e precisa passar longos períodos fora de casa.
A Coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, Semi-Intensivo Neonatal e Unidade Canguru do HUM, Maria Cristiana Pereira Farias Pinto, explica os detalhes do trabalho da equipe multidisciplinar que atende aos prematuros e às famílias e destaca a importância de um bom pré-natal para minimizar a gravidade dos casos que chegam e da integração com serviços como o do Banco de Leite Humano, além da necessidade de uma casa de apoio aos pais, que precisam acompanhar os filhos por longos periodos e não têm onde ficar.
Apesar de toda a tecnologia envolvida e do cuidado integral, a equipe entende que, muitas vezes, o fato de os pais poderem levar as crianças para casa saudáveis é um verdadeiro milagre.
Notícias da mesma editoria
Felicidade nas corporações
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade