Crea notificou engenheiro por falta de ATR em elevador da Havan
Divulgação

Documento em falta

Crea notificou engenheiro por falta de ATR em elevador da Havan

Segurança por Victor Simião em 23/01/2019 - 15:30

“Não é um problema grave”, diz presidente do conselho. Anotação de Responsabilidade Técnica informa quais serviços foram prestados. Engenheiro responsável assume a falha por “falta de atenção”. O elevador despencou do segundo andar. No momento da queda, 14 pessoas estavam no espaço projetado para 12.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, Crea-PR, notificou o engenheiro responsável pela manutenção do elevador da Havan, que caiu do segundo andar na segunda-feira (21). A decisão da entidade foi tomada após uma fiscalização ter sido feita no local. Foi constatada a falta de uma ART, Anotação de Responsabilidade Técnica, que deveria ter sido emitida pelo engenheiro mecânico responsável pela manutenção. O documento relata quais serviços foram realizados.
Segundo o Crea, o elevador passou por uma manutenção em 15 de janeiro e as vistorias estavam em dia, mas a ART não foi emitida. Não é um problema grave, por isso é só uma notificação para que o engenheiro e a empresa responsável pela manutenção se manifestem, disse Hélio Xavier, gerente regional do Conselho.

Na segunda-feira, o elevador caiu com 14 pessoas. O local foi feito para 12. Não houve rompimento de cabos. A primeira suspeita é o excesso de peso. Quatro pessoas tiveram ferimentos leves.
A CBN entrou em contato com o engenheiro mecânico responsável pela manutenção do elevador. Por telefone, Fernando Moro explicou que não ter emitido a ART foi uma falha causada por falta de atenção, mas que elevador estava em boas condições, conforme a manutenção feita no dia 15 de janeiro. O engenheiro também disse aguardar receber oficialmente a notificação do Crea, mas que vai responder adequadamente.
Em 2018, mais de 1000 registros de ARTs foram realizados em Maringá.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade