Covid-19: Diante do aumento de casos, Prefeitura de Maringá se pronuncia e diz ter tomado providências
Foto: Divulgação/PMM

Alerta

Covid-19: Diante do aumento de casos, Prefeitura de Maringá se pronuncia e diz ter tomado providências

Saúde por Monique Manganaro/GMC Online em 18/11/2020 - 10:17

O aumento repentino no número de novos casos de Covid-19 em Maringá acendeu, mais uma vez, o alerta. Depois de registrar mais de 300 casos em 24 horas, a Prefeitura Municipal se pronunciou. O prefeito Ulisses Maia também emitiu nota.

De acordo com a prefeitura, a gestão tomou as providências necessárias para atender a população nesse momento de maior procura. A Secretária de Saúde pontuou que o aumento atual se deve, principalmente, ao relaxamento nas medidas de prevenção ao coronarívus, como o uso de máscara, de álcool em gel, a lavagem recorrente das mãos e o distanciamento social. 

O aumento de casos tem ocorrido, principalmente, entre jovens. “Notamos mais casos nesta faixa etária justamente porque muitos jovens estão participando de festas e sem o uso de máscara”, afirmou a secretária interina de Saúde, Maria da Penha Marques Sapata. 

Segundo a prefeitura, apesar do avanço de casos, a taxa de ocupação hospitalar entre os leitos de UTI disponíveis na cidade ainda varia em torno de 50%. No entanto, conforme reiterou a Secretaria de Saúde, o índice não abre margem para que a população deixe de tomar cuidado com a transmissão do vírus. 

“O prefeito [Ulisses Maia] conseguiu, com o Governo do Estado, a renovação do acordo para o retorno de 10 leitos de enfermaria na Santa Casa e outros dez no Hospital Universitário. Estes leitos haviam sido desativados em 1º de setembro devido à queda na média de casos que levou à ociosidade na ocupação dos mesmos na época”, acrescentou a prefeitura. 

A administração também aumentou a quantidade de testes disponíveis para a população. Atualmente, conforme a Saúde, o município realiza, em média, 200 testes de Covid-19 todos os dias. Anteriormente, eram aproximadamente 100.

Entre outras medidas tomadas pela Secretaria de Saúde, o município pretende adaptar um container e instalá-lo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, local exclusivo para atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19. “O objetivo é melhorar o fluxo de pessoas com sintomas da doença nas dependências daquela unidade de saúde. O espaço receberá equipamentos e por isso a instalação deverá ser concluída em alguns dias”, detalhou a administração. 

Pronunciamento

Na noite dessa terça-feira (17), o prefeito Ulisses Maia se pronunciou nas redes sociais e disse estar acompanhando o aumento de casos da doença em Maringá. 

“O aumento no número de infectados se repete em várias cidades do Paraná, do país e do mundo como reflexo da maior circulação de pessoas. Isso se deve, em parte, ao feriado prolongado de Finados e também à redução nos cuidados de prevenção. A Secretaria de Saúde segue monitorando os dados 24 horas e não há risco de saturar o sistema de atendimento, que atua com boa margem de segurança com taxa de ocupação de leito controlada. Aumentamos o número de médicos e de exames coletados. Estamos tomando providências necessárias. Trabalhando para cuidar das vidas e também evitar maior impacto na economia, com medidas para geração de emprego e renda. Continua indispensável o apoio individual de todos para proteção contra o vírus, como uso de máscara e higienização frequente das mãos, além do distanciamento social. Conto com vocês para passarmos esse momento de forma mais leve possível.  Cuidem-se!”, recomendou o prefeito. 

De acordo com a administração municipal, Maia também tem dialogado com representantes da sociedade civil organizada para que haja união de todos os setores a fim de controlar o avanço da doença. 

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade