Corrida suprapartidária e seus primeiros sinais
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Corrida suprapartidária e seus primeiros sinais

O Assunto é Política por Diniz Neto em 19/08/2019 - 10:07

19 de agosto, segunda-feira. 

Dia do ciclista 
Foi sancionada e publicada a lei criando o Dia Nacional do Ciclista, no Brasil. 
Ela passou a valer a partir de 2018.

O objetivo é promover a educação e paz no trânsito. Além disso, incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte por todo o país.

Outra data comemorada mundialmente para estimular o transporte sobre duas rodas é o Dia Mundial sem Carro, celebrado no dia 22 de setembro em todo o mundo.

Hoje também é o dia do historiador, data escolhida para homenagear a Joaquim Nabuco (1849- 1910), nascido nesse dia, em Pernambuco. Ele foi um dos historiadores mais importantes do país e um dos responsáveis pela fundação da Academia Brasileira de Letras.

Joaquim também ficou conhecido por ser um dos maiores abolicionistas do país. Ele é o autor da célebre frase: “A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil”.

 

Assuntos na coluna de hoje: 
- MOVIMENTAÇÃO POLÍTICA
- NA CIDADE
- PSL
- CONDIÇÃO – RECADO IMPORTANTE
- OBSERVANDO
- SILVIO LIBERADO
- PCdoB
- SISMMAR

MOVIMENTAÇÃO POLÍTICA
Muito interessante observar a movimentação política suprapartidária, intensa no fim de semana maringaense.

Em todas. O prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PDT), esteve em reuniões políticas de vários partidos, eventos e atividades públicas, na sexta-feira e no fim de semana.
Muito focado nas articulações com objetivo de alianças para as eleições municipais do ano que vem.  

NA CIDADE
O deputado federal Ricardo Barros também cumpriu uma agenda de compromissos políticos, reuniões e visitas, em Maringá. Há algum tempo ele não destinava tanto espaço da sua agente para participações em eventos e atividades políticas, na cidade.

 

PSL 
O deputado estadual Do Carmo comandou um grande evento de filiações, no sábado. Fez parte da “Campanha Nacional de Filiação” do Partido Social Liberal (PSL).

O evento do PSL foi suprapartidário. Teve as presenças do prefeito Ulisses Maia (PDT), do vice-prefeito Edson Scabora (MDB), do deputado federal Ricardo Barros (Progressistas), dentre outros visitantes de outros partidos.  

CONDIÇÃO – RECADO IMPORTANTE
Na reunião do PSL, o presidente municipal do partido, deputado estadual Do Carmo, antecipou que para compor com uma chapa majoritária o PSL precisará ter espaço. Ou seja, pelo menos a vice.

Outra possibilidade aberta por essa declaração confirma a possibilidade do PSL ter candidato próprio.

Sem dúvida a antecipação de que o PSL quer lugar na majoritária impacta nas possibilidades de coligação para 2020.

OBSERVANDO
João Amoedo, do partido NOVO, relatou no seu Instagram que encontrou, na avenida Atlântica, no Rio, um caminhão para filiações ao PSL, no meio da rua, com proteção da Prefeitura. Ele escreveu: “Fiquei imaginando se os outros 32 partidos pudessem e resolvessem fazer a mesma coisa”.

SILVIO LIBERADO
Em entrevistas na sexta-feira, o deputado federal Ricardo Barros afirmou que não há nenhum impedimento para a candidatura do seu irmão e ex-prefeito Silvio Barros, no ano que vem.

Voltou a dizer que o Progressistas terá candidato a prefeito e que o nome será anunciado na convenção partidária que ocorrerá no dia 30 de junho.

PCdoB 
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) historicamente tem composto com o PT, no Paraná. Agora, lideranças e filiados do partido querem um projeto próprio, em 2020.

O PCdoB quer candidatos próprios a prefeito e vereadores em Maringá e Londrina. Em Maringá a professora Ana Lúcia Rodrigues é pré-candidata a prefeita.

SISMMAR
Em assembleia realizada no sábado, 17 de agosto, foi eleita a comissão eleitoral que vai coordenar a eleição do Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (SISMMAR), que deverá ocorrer em outubro. 

Candidatos de oposição à atual diretoria e servidores que desejam mudança contestam a assembleia do dia 17. Alegam que a comissão foi eleita legalmente, de acordo com o estatuto, na assembleia realizada no dia 2 de agosto, na sede do SISMMAR.

A oposição considera correta a primeira assembleia. Não aceita a forma como foi conduzida pela diretoria do sindicato. Também denuncia que a convocação para a assembleia do dia 17 não cumpriu o prazo mínimo de 15 dias. E reclama de uma assembleia marcada após um feriado.

Haverá uma tentativa de conciliação sobre a comissão, no dia 23 de agosto. Mas o caso pode se tornar um processo judicial.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade