Coronavírus: Áudio sobre lotação de hospitais de Maringá é falso, alerta HU
foto: divulgação/UEM

Esclarecimento

Coronavírus: Áudio sobre lotação de hospitais de Maringá é falso, alerta HU

Saúde por Monique Manganaro/GMC Online em 19/11/2020 - 12:45

Nesta semana, um áudio em que são compartilhadas informações sobre a lotação de hospitais de Maringá por causa do aumento de casos de coronavírus foi disseminado nos grupos de Whatsapp. A mensagem, que ganhou grande repercussão, atribuía as informações à superintendente do Hospital Universitário de Maringá, Elisabete Mitiko Kobayashi. 

Procurado pela reportagem nesta quinta-feira (19), o HU se pronunciou e afirmou que o áudio não foi divulgado por nenhum membro da diretoria do hospital. “Não comentamos o cenário que se encontram outras instituições e nem divulgamos notícias de maneira informal”, ressaltou o hospital em nota

O áudio destaca, principalmente, uma situação de “emergência” que Maringá estaria enfrentando por causa do aumento de casos e de internações por Covid-19. A mensagem cita diversos hospitais da cidade que estariam lotados, sem capacidade de receber mais pessoas infectadas. 

O HU lamentou a disseminação de notícias falsas em momentos delicados como o que o Brasil enfrenta atualmente. “É lamentável que circulem informações incorretas, pontuais ou isoladas em uma situação de crise, que afeta toda a população brasileira, promovendo o pânico e a desconfiança, quando são necessárias medidas de esclarecimento e orientação.” 

Por fim, o hospital recomendou que a população não compartilhe notícias sem antes confirmar a veracidade das informações. 

“Pedimos a população que não compartilhem tais notícias sem que antes haja veracidade do fato, assim evitando que seja causado pânico coletivo desnecessário. Todas as informações sobre atendimentos realizados que dizem respeito à Covid-19 são repassadas diariamente aos órgãos oficiais da Prefeitura Municipal de Maringá com objetivo de uniformizar os dados e informações à população sobre recuperações, novos casos, óbitos, leitos disponíveis e ocupados, sempre observando a transparência e seriedade que a situação merece. Qualquer informação oficial e segura sobre Covid-19 pode ser obtida por meio dos canais de comunicação da Prefeitura de Maringá que são atualizadas diariamente.” 

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade