Coronavírus: Áudio sobre lotação de hospitais de Maringá é falso, alerta HU
foto: divulgação/UEM

Esclarecimento

Coronavírus: Áudio sobre lotação de hospitais de Maringá é falso, alerta HU

Saúde por Monique Manganaro/GMC Online em 19/11/2020 - 12:45

Nesta semana, um áudio em que são compartilhadas informações sobre a lotação de hospitais de Maringá por causa do aumento de casos de coronavírus foi disseminado nos grupos de Whatsapp. A mensagem, que ganhou grande repercussão, atribuía as informações à superintendente do Hospital Universitário de Maringá, Elisabete Mitiko Kobayashi. 

Procurado pela reportagem nesta quinta-feira (19), o HU se pronunciou e afirmou que o áudio não foi divulgado por nenhum membro da diretoria do hospital. “Não comentamos o cenário que se encontram outras instituições e nem divulgamos notícias de maneira informal”, ressaltou o hospital em nota

O áudio destaca, principalmente, uma situação de “emergência” que Maringá estaria enfrentando por causa do aumento de casos e de internações por Covid-19. A mensagem cita diversos hospitais da cidade que estariam lotados, sem capacidade de receber mais pessoas infectadas. 

O HU lamentou a disseminação de notícias falsas em momentos delicados como o que o Brasil enfrenta atualmente. “É lamentável que circulem informações incorretas, pontuais ou isoladas em uma situação de crise, que afeta toda a população brasileira, promovendo o pânico e a desconfiança, quando são necessárias medidas de esclarecimento e orientação.” 

Por fim, o hospital recomendou que a população não compartilhe notícias sem antes confirmar a veracidade das informações. 

“Pedimos a população que não compartilhem tais notícias sem que antes haja veracidade do fato, assim evitando que seja causado pânico coletivo desnecessário. Todas as informações sobre atendimentos realizados que dizem respeito à Covid-19 são repassadas diariamente aos órgãos oficiais da Prefeitura Municipal de Maringá com objetivo de uniformizar os dados e informações à população sobre recuperações, novos casos, óbitos, leitos disponíveis e ocupados, sempre observando a transparência e seriedade que a situação merece. Qualquer informação oficial e segura sobre Covid-19 pode ser obtida por meio dos canais de comunicação da Prefeitura de Maringá que são atualizadas diariamente.” 

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550