Copel registra consumo recorde de energia na região Noroeste
Imagem Ilustrativa/Pixabay/Domínio Público

Demanda

Copel registra consumo recorde de energia na região Noroeste

Paraná por Carina Bernardino em 31/01/2019 - 11:05

O pico de 695 megawatts foi atingido nessa quarta-feira (30). A demanda foi 15% maior se comparado ao consumo de janeiro de 2018. Em Maringá, a temperatura chegou a 38 graus.

As altas temperaturas registradas nos últimos dias elevaram o consumo de energia em todo o Paraná. Até o dia 15, a demanda total foi à maior registrada entre os meses de janeiro dos últimos cinco anos. Em relação a 2018, o aumento no consumo foi de 2,4%. Às 14h30 da tarde dessa quarta-feira (30), a região Noroeste atingiu o recorde de consumo. O pico de 695 megawatts foi 15% maior se comparado ao valor máximo registrado em janeiro de 2018. A explicação é do gerente regional de serviços da Copel, Roberto Ponce Martins.

Ontem à tarde, a temperatura em Maringá atingiu 38 graus, segundo o Instituto Tecnológico Simepar. Foi o maior registro ocorrido na cidade desde o ano 2000. A diarista Ana Teixeira está preocupada com tanto calor.

Por causa do calor, o ar-condicionado tem sido muito utilizado pela população, principalmente no período da noite. A maringaense Ângela Franzão é uma das pessoas que não dormem sem o equipamento. O problema é o aumento da conta de luz. A fatura de dezembro, por exemplo, que ela pagou este mês, quase chegou a R$ 200.

Nas ruas, quando o calor aperta, muitos consumidores procuram estabelecimentos com ar-condicionado para se refrescar. O farmacêutico Marcos Gasperi vê o equipamento da farmácia como uma forma de aumentar o consumo. É que os clientes se sentem mais confortáveis para comprar, assim como os funcionários para trabalhar.

No Brasil, a onda de calor provocou quatro recordes de demanda de energia somente neste mês, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico. O pico anterior havia sido registrado em 2014. Para o gerente de serviços da Copel, Roberto Ponce Martins, a situação é preocupante.

Martins dá dicas para reduzir o consumo de energia, principalmente com o ar-condicionado.

No ranking da Companhia Paranaense de Energia, Maringá ocupa o segundo lugar em consumo, atrás apenas de Foz do Iguaçu, que registrou aumento médio na demanda de 5,18%. Os dados são de dezembro do ano passado. O consumo médio residencial do município ficou em 209 kWh, enquanto a média do mês no Paraná foi de 166kWh.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade