Controle do voto: aguardando a divulgação dos resumos das urnas
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Controle do voto: aguardando a divulgação dos resumos das urnas

O Assunto é Política por Diniz Neto em 09/10/2018 - 14:23

O CONTROLE DA VOTAÇÃO

Estou aguardando o acesso aos votos por urnas, ou seja, por zonas eleitorais e por seções.

Quero ver a votação na minha urna.

Já consegui localizar, no UOL, a votação na minha zona eleitoral, a 66ª. Mas ainda está restrito a presidente e governador.

Este controle é muito importante e assim que estiver liberado vamos passar os acesso para os ouvintes da CBN Maringá.

 SEGUNDO TURNO

O segundo turno para a eleição presidencial começou. Ontem aconteceram inclusive entrevistas com os candidatos. Espaços livres para exposição de ideias e respostas a perguntas voltadas especialmente para possíveis ameaças à democracia, de parte a parte.

Os dois candidatos prometem cumprir a Constituição e agir sempre em defesa da democracia.

 A propaganda no rádio e na TV começa na próxima sexta-feira.

 PROPAGANDA ELEITORAL

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV recomeça nesta sexta-feira (12) e vai até dia 26 de outubro, antevéspera da votação do 2º turno – que é domingo, dia 28. Os programas serão transmitidos de segunda-feira a sábado, em dois horários por dia.

 

Os candidatos a presidente terão 5 minutos cada um para divulgar suas propostas.

No rádio: das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na TV: das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

 INTERNET

O peso da internet neste segundo turno será muito grande.

O maior problema é a quantidade de bobagem que é distribuída junto com as informações relevantes.

Nos grupos, por exemplo, as pessoas recebem as mensagens, não checam nada e já publicam sem olhar se alguém já publicou.

 Há muitos grupos em que os membros estão pedindo que as postagens sejam encaminhadas para os administradores, para filtragem. De fato, isso seria muito para preservar a qualidade dos grupos. No entanto a tendência é todos continuem podendo publicar, o que permite uma enxurrada de repetecos e também de muitas informações irrelevantes e, muitas delas, falsas ou no mínimo desnecessárias.

 HORÁRIO DE VERÃO

Detalhe interessante, neste ano. Em razão do segundo turno das eleições para presidente, e também devido às provas do ENEM, o horário de verão este ano vai começar em 18 de novembro.

 FUTURO POLÍTICO DE REQUIÃO E BETO RICHA

Hoje pela manhã falamos sobre este tema. O que deverá acontecer com o senador Requião, que não se elegeu e com o ex-governador Beto Richa, que renunciou ao governo para ser candidato ao Senado, mas não conseguiu a sua eleição.

O vídeo, o áudio e o texto estão no site da CBN Maringá. Você pode procurar na seção “Equipe”, “Diniz Neto”. Lá estão todas as edições de ‘O Assunto é Política’.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade