Conselho de Cultura reivindica mais recursos para área em Maringá
Orçamento 2019 foi apresentado pela Secretaria da Fazenda na segunda-feira (24)

Após reportagem da CBN

Conselho de Cultura reivindica mais recursos para área em Maringá

Por Victor Simião em 26/09/2018 - 17:27

É que na LOA 2019 a previsão é de diminuição de dinheiro para pasta. Ação do grupo foi motivada após reportagem da CBN.

Player Ouça a reportagem

O Conselho de Cultura de Maringá protocolou uma carta de reivindicação ao prefeito e aos secretários de Fazenda e de Cultura.O motivo é a diminuição de recursos para a secretaria que cuida da área no município. Em 2019, até o momento estão previstos 10,8 milhões de reais; a redução é de 35% no comparativo com este ano: cujo orçamento é de 16,9 milhões de reais.A carta do Conselho foi motivada por uma reportagem da CBN, que foi ao ar na segunda-feira.

O documento pede que seja investido pelo menos 1,04% do orçamento do ano que vem na Cultura, o que equivale a 17,7 milhões de reais. Na previsão da LOA do ano que vem, o valor previsto equivale a 0,64%.
Segundo o presidente do Conselho Municipal, Tiago Valenciano, a quantia que o grupo pede é para dar conta das ações culturais do município, como os editais dos convites e o prêmio Aniceto Matti. Além disso, Valenciano explicou que, caso isso não seja visto, o município vai descumprir o estabelecido no plano municipal de cultura, aprovado neste ano, que prevê investimento mínimo de 1% na área no orçamento.

O orçamento para o ano que vem está previsto em 1,7 bilhão. A LOA, que define isso, ainda tem de ser aprovada na Câmara de Vereadores.