Conselheiros Tutelares lançam manifesto com demandas para futura Secretaria da Criança e do Adolescente
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Demandas

Conselheiros Tutelares lançam manifesto com demandas para futura Secretaria da Criança e do Adolescente

Cidade por Victor Ramalho em 31/03/2022 - 16:30

O documento, assinado pelos dez conselheiros de Maringá, foi entregue aos vereadores na sessão da Câmara desta quinta-feira (31). Objetivo é apresentar ao poder público as demandas mais urgentes do setor na cidade.

A Câmara de Maringá ainda vota uma proposta de reforma administrativa na gestão das secretarias municipais. O projeto foi desmembrado em quatro textos de lei diferentes e uma das novas pastas que podem ser criadas é a Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente.

O objetivo da futura secretaria é atender demandas relacionadas à proteção e atendimento das crianças e adolescentes em Maringá, um trabalho já realizado pelo Conselho Tutelar. E foi por isso que um grupo de conselheiros tutelares de Maringá esteve na sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira (31), para entregar aos vereadores um manifesto, contendo demandas para futura Secretaria da Criança e do Adolescente.

O documento foi assinado pelos dez conselheiros tutelares de Maringá. Entre as demandas apresentadas, está a criação de um novo Centro de Referência de Assistência Social (Creas), com equipe completa, além do fortalecimento de outros programas específicos para o atendimento da Infância e Adolescência.

Conforme a coordenadora do Conselho Tutelar Zona Norte, Lia Chicoski, atualmente Maringá tem 351 famílias na lista de espera para atendimento no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), mas faltam profissionais. [ouça no áudio acima]

Uma outra demanda é a criação de um novo Conselho Tutelar em Maringá. No manifesto, é feito um comparativo entre Maringá e Londrina. Enquanto Maringá tem dois conselhos tutelares para atender 430 mil pessoas, a cidade vizinha tem seis conselhos para uma população não muito maior, de 580 mil.

O número está abaixo do que recomenda o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), de um Conselho Tutelar a cada 100 mil habitantes. [ouça no áudio acima]

Conforme a Câmara de Maringá, o documento passará pela apreciação dos vereadores.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade