Comerciantes vão contratar segurança noturno particular para cuidar de lojas
Foto: Ilustrativa/Arquivo GMC Online.

Maringá

Comerciantes vão contratar segurança noturno particular para cuidar de lojas

Segurança por Jota Júnior/GMC Online em 17/06/2023 - 10:31

Alguns donos de comércios da Avenida Duque de Caxias, perto da Avenida Prudente de Morais, no centro de Maringá, estão se unindo para a contração de segurança particular para evitar furtos que estão acontecendo durante a noite. Imagens de câmera de segurança registraram uma dessas ações.

“Por aqui quase todos os comércios já foram furtados. Tá difícil pra nós”, disse Fabrício Pereira, dono de uma barbearia.

O empresário ainda reclamou da falta de policiamento. “Antes as viaturas passavam com mais frequência”.

No último fim de semana, mais uma empresa na região foi alvo de um ladrão. O criminoso entrou pelo telhado, vasculhou todo o local, pegou alguns pertences e fugiu, deixando para o comerciante um prejuízo de mais de R$ 5 mil.

Quase todos os comércios tiveram a segurança reforçada, alguns com a instalação de grade nas entradas. Os comerciantes também esperam uma reunião que solicitaram com representantes da prefeitura. “Esperamos que as autoridades olhem por nós. Estamos precisando de segurança. Manter uma empresa já é desafiador e assim fica ainda mais difícil”, completou Fabrício Pereira.

Em nota, a Prefeitura falou sobre o assunto:

A Prefeitura de Maringá informa que segurança pública é responsabilidade da Polícia Militar (PM). No entanto, o município, por meio da Guarda Civil Municipal, realiza patrulhamento constante por toda a cidade, com reforço no período da noite, incluindo a Avenida Duque de Caxias, além de realizar operações em conjunto com a PM para coibir crimes na cidade. Além disso, o município investe em tecnologia para garantir a segurança da população. A gestão municipal conta com o Centro de Controle Integrado (CCI), sistema de inteligência artificial com câmeras de reconhecimento facial e de leitura de placas de veículos. A Guarda e a PM atuam de forma integrada no CCI.

A Polícia Militar enviou uma nota:

A Polícia Militar tem reforçado o policiamento na região da Área central e Zona Sete de Maringá, visando inibir crimes de furtos contra estabelecimentos comerciais, visto que durante a noite, esta área fica sem a circulação de pessoas e assim torna-se alvo de criminosos na prática de arrombamentos. Dito isso, reitera-se que, o policiamento está sendo feito, inclusive a pé. Além das equipes de serviço ordinário, também estão sendo direcionadas equipes da extra jornada na área central e na zona sete de Maringá, com o intuito de melhorar e aumentar as condições de segurança no local. Cabe ressaltar que, a Polícia Militar trabalha com o apoio da população na realização de denúncias no 190 em casos suspeitos, para que sejam direcionadas equipes para realizar abordagens preventivas no sentido de inibir a ação de malfeitores. Nos casos de furtos a estabelecimentos, o 4º Batalhão solicita aos comerciantes, que sejam informados e registrados via boletim de ocorrência para que a análise criminal da unidade trabalhe para fazer um mapeamento e assim direcionar o policiamento no local. Vale ainda ressaltar que, diversas prisões e apreensões de objetos furtados são realizadas pelas equipes da Polícia Militar, diuturnamente, na cidade de Maringá, porém, por diversas vezes os delituosos acabam voltando às ruas para a prática de novos crimes.

 Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade