Colorado é a cidade com mais casos de dengue na 15ª Regional de Saúde
Imagem Ilustrativa/Foto: AEN

Epidemia

Colorado é a cidade com mais casos de dengue na 15ª Regional de Saúde

Saúde por Luciana Peña em 17/02/2020 - 10:01

São 1452 casos confirmados numa população de 24 mil habitantes. Uma pessoa morreu por causa da doença e a cidade recebeu reforço de agentes de Curitiba para reduzir os focos do mosquito.

O noroeste do Paraná é a região que mais concentra cidades em epidemia de dengue. Paranavaí é a cidade que tem mais casos confirmados de dengue em todo o estado: 2067 casos de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná na semana passada e que está prestes a ser atualizado. Toda terça-feira a Sesa divulga novas informações. Santa Isabel do Ivaí vem logo em seguida com 1505 casos confirmados. Essas duas cidades pertencem a 14ª Regional de Saúde. Na 15ª regional, que é a de Maringá, a cidade com mais casos é Colorado. São 1452 confirmações. Um morte causada por dengue e outras duas em investigação. A cidade tem 24 mil habitantes. E segundo o secretário de Saúde de Colorado, Antônio Luiz de Oliveira Filho, a epidemia é resultado do descaso da população, que continua jogando lixo na rua e em terrenos baldios.

Colorado tem seis agentes de combate à dengue. Outros quatro vieram de Curitiba para reforçar o combate aos criadouros do  mosquito Aedes aegypti. 

Colorado tem o número correto de agentes em relação à população. De acordo com o MInistério da Saúde, são no mínimo cinco agentes de combate às endemias para cidades a partir de 20 mil habitantes. Maringá é quarta cidade com mais casos absolutos de dengue no estado. Mil de acordo com boletim da Sesa, 1140 segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade