Cinco empresas disputam licitação da torre de controle do aeroporto
Arquivo/CBN Maringá

Maringá

Cinco empresas disputam licitação da torre de controle do aeroporto

Economia por Victor Simião em 14/09/2018 - 18:08

Inicio do processo ocorreu nesta sexta-feira (14). Por conta de questionamentos, não há prazo para conhecer o vencedor. Valor da concorrência é de R$ 2,4 milhões.

Cinco empresas apresentaram propostas para prestar o serviço da torre de controle do aeroporto de Maringá. Os primeiros envelopes, de habilitação, foram abertos nesta sexta-feira (14). Como houve questionamentos das participantes, a licitação está suspensa, o que é normal nesse tipo de processo. O preço do certame é de 2, 4 milhões de reais.

Não foram abertos os envelopes das propostas. Nesse momento é feita a habilitação. Agora é necessário fazer a conferência dos itens. Por conta dos questionamentos, a comissão de licitação tem de dar respostas. Não há prazo para isso.

A licitação prevê a contratação de uma empresa para operar a torre de controle do aeroporto. Segundo edital, a vencedora deve ofertar 19 funcionários, entre controladores e técnico em meteorologia.

Em junho deste ano, 20 controladores de voo pediram demissão após recomendação do Tribunal de Contas da União. É que eles eram militares aposentados da Força Aérea e acumulavam aposentadoria e salário da torre.
Desde então, parte dos procedimentos tem sido feitos por controladores do local e parte por rádio, em que o piloto decide se pousa ou não o avião. De Curitiba, técnicos do Cindacta II, entidade responsável pelo tráfego aéreo, dão suporte ao aeroporto de Maringá.

A licitação para contratar uma empresa com funcionários chegou a ser suspensa em julho, após pedido do Tribunal de Contas do Estado. O valor anterior era de 2,9 milhões de reais. Após mudanças, o edital foi publicado novamente.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade