Cidade da região de Maringá tem a população mais idosa do Paraná, aponta IBGE
Foto: Freepik

Dados

Cidade da região de Maringá tem a população mais idosa do Paraná, aponta IBGE

Paraná por Letícia Tristão em 28/10/2023 - 09:52

A tendência de envelhecimento da população no estado vem sendo observada há décadas. E o último levantamento do Censo mostra que há quase dois milhões de paranaenses atualmente com mais de 60 anos.

A população do Paraná está cada vez vivendo mais. Pelo menos foi isso o que apontou o Censo 2022, que divulgou dados mais detalhados nessa sexta-feira (27). A evolução demográfica do país demonstrou um aumento expressivo de idosos no estado. Segundo o IBGE, quase dois milhões de pessoas com mais de 60 anos vivem no Paraná atualmente, o que equivale a 16% da população. E isso representa quase o dobro do registrado há 22 anos, quando essa faixa etária representava 8,4% dos moradores dos municípios do Paraná.

E o primeiro lugar no pódio da longevidade ficou para o noroeste do Paraná. Segundo o IBGE, Floraí é a cidade com maior percentual de pessoas idosas. A cidade que tem em torno de 4,7 mil habitantes, tem 26% dessa população idosa, o que representa em média 1 mil pessoas.

O envelhecimento da população que vive no Paraná é uma tendência que já vinha sendo observada ao longo das últimas décadas. Entre os levantamentos de 2010 e de 2022, o aumento foi ainda mais expressivo, de 47%, chegando aos atuais um milhão e 900 mil.

Segundo a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte, o estado tem se preparado para esse crescimento da longevidade. [ouça o áudio acima]

E a partir dos dados do Censo, esse cenário também representa que a população está mais ativa. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínu, também do IBGE, apontam que o Paraná tem 400 mil trabalhadores ativos com idade igual ou superior a 60 anos no terceiro trimestre de 2023.

Em contrapartida, conforme o Censo, a cidade com população mais jovem é Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, onde apenas 8,6% são idosos.

Com informações da AEN

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade