Chegada da Ômicron e explosão de novos casos

Série 2º ano da pandemia

Chegada da Ômicron e explosão de novos casos

Reportagens Especiais por Luciana Peña em 18/03/2022 - 07:50

No último episódio da série sobre o 2º ano da pandemia vamos falar sobre a chegada da Ômicron e a explosão de novos casos. E sobre como a vacina evitou que o sistema de saúde entrasse em colapso.

Em novembro de 2021, a descoberta da variante Ômicron na África do Sul acendeu um alerta em todo o mundo. 

Naquele momento, havia uma sensação de alívio. Com o avanço da vacinação e a queda de casos de coronavírus as famílias programavam viagens. 

E muita gente foi para a praia.

Em 2022, com o regresso das praias e das viagens, começaram as filas em farmácias e laboratórios para o teste de Covid-19.

A reportagem da CBN fez vários registros. [ouça o áudio acima]

Era a ômicron, que fez explodir os casos de coronavírus em Maringá e em todo o Paraná. 

A nova variante já circulava no estado desde dezembro de 2021, tinha chegado apenas 20 dias depois da descoberta na África do Sul, mas a confirmação veio em 12 de janeiro. [ouça o áudio acima]

Na primeira semana de janeiro deste ano  a taxa de transmissão de coronavírus em Maringá chegou a 1,83, ou seja, a cada 100 contaminados, outros 183 eram infectados. Os dados estão no portal Notifica Saúde.

No final de janeiro, a incidência de casos positivos estava em 1.684 por 100 mil habitantes.

As UPAs estavam lotadas. A população reclamava de demora e de um atendimento em que pacientes com suspeita de Covid-19 e de outras enfermidades se misturavam no mesmo ambiente.

O então secretário de Saúde Marcelo Puzzi precisou reorganizar todo o sistema de atendimento público. [ouça o áudio acima]

A tendência agora é de queda. Depois da Ômicron, que se espalhou como rastilho de pólvora, mas não impactou no sistema de saúde, será que a pandemia está no fim? 

Ou corremos o risco de uma nova variante? O infectologista Luiz Jorge Moreira Neto diz que a tendência é que o vírus perca a força e se torne endêmico. Mas o especialista acredita que restrições, como isolamento quando houver sintomas, devem se tornar rotina. [ouça o áudio acima]

A vacina continua sendo a medida mais eficaz para conter a pandemia, dizem os especialistas. Que o segundo ano da pandemia, seja também o último.  

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade