Celas modulares irão abrir 200 vagas para presos da 9ª SDP
Celas modulares que serão instaladas para abrigar os presos da 9ª SDP / Divulgação:Depen

Fim da Carceragem

Celas modulares irão abrir 200 vagas para presos da 9ª SDP

Segurança por Carina Bernardino em 05/09/2019 - 16:10

O projeto do Depen para desativar a carceragem da Avenida Mandacaru prevê a instalação de dez shelters no complexo penal de Maringá, perto da Cpim e da CCM. O prazo para desativação das celas provisórias é de um ano.

O projeto antigo de desativar a carceragem da 9ª Subdivisão Policial de Maringá está saindo do papel, segundo o Depen (Departamento Penitenciário do Paraná). O fato é que as duas celas provisórias atuais não tem condições de receber presos desde a demolição do minipresídio, que ocorreu em 2015. Na época, até muros foram derrubados.A boa notícia é que o impasse sobre a desativação caminha para o fim. Estamos falando de um projeto em andamento no Governo do Estado que prevê a instalação de celas modulares no complexo penal de Maringá  para abrigar presos da delegacia. A instalação será aos fundos da Cpim (Colônia Penal Industrial de Maringá) e ao lado da CCM (Casa de Custódia de Maringá). As cerca de dez shelters previstas para o local vão abrir 200 vagas para os presos da 9ª SDP, como explica o chefe regional do Depen, Luciano Brito.

De acordo com Brito, as celas modulares seriam instaladas na própria sede da 9º SDP, mas em uma audiência pública realizada na Câmara Municipal ficou decidido que o melhor lugar seria no próprio complexo penal da cidade, que já abriga três unidades prisionais. 

O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança de Maringá), era contra a instalação de celas modulares na delegacia. O presidente da entidade, Antônio Tadeu Rodrigues, temia que as unidades colocassem em risco a vida dos moradores que residem no entorno da 9ª SDP.

O Depen ainda não divulgou o valor do investimento nas celas modulares que abrigarão os presos da delegacia.

Dentro da carceragem
Dentro da carceragem

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade