Causos do seu Zico Borghi estão em livro
Victor Simião/CBN Maringá

História

Causos do seu Zico Borghi estão em livro

Cultura por Victor Simião em 19/11/2018 - 18:50

“O contador de causos”, de Loide Caetano, registra histórias relatadas pelo pioneiro. Obra vai ser lançada no dia 23, durante a Flim.

Muita gente conhece a fama do seo Zico Borghi, de 85 anos, como festeiro. É que ele é o responsável pela tradicional festa junina que leva o nome dele em Maringá. O que pouca gente sabe é que, além de agitador cultural, o pioneiro é um contador de causos. A historiadora e diretora do Museu Unicesumar, Loide Caetano, descobriu esta vocação de seo Zico há quatro anos. Durante a produção para registrar a história da festa junina, seo Zico Borghi começou a contar causos e casos.  

A partir daí, foram feitas gravações durante os encontros no sito dele. Com muito café e pão. Os causos foram registrados em livro que Loide Caetano lança nesta semana. “O contador de causos” vai ser divulgado oficialmente no dia 23, durante a Festa Literária de Maringá.
Tem histórias de mula sem cabeça, de chupa cabra, de um enterro diferente. Além de poemas do seo Zico Borghi e também fatos sobre Maringá.

A obra tem ilustrações de Marcus Molinari e Rosa Valente Luz. Para a autora, escrever essas histórias foi reencontrar o próprio passado. Além disso, é não deixar se perder o registro oral da história.
 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade