Carceragens de três delegacias da região serão fechadas
Foto: Arquivo AEN / Arquivo

Segurança

Carceragens de três delegacias da região serão fechadas

Segurança por Luciana Peña em 06/11/2020 - 11:22

Os presos vão ser transferidos para casas de custódia. E em mais de dez cidades do noroeste os presos ficarão sob a responsabilidade exclusiva do Depen. Com isso, policiais civis vão ficar livres para o trabalho de investigação nas ruas.

Um decreto assinado pelo governador do Paraná esta semana põe fim a um problema antigo em muitas delegacias: policiais civis obrigados a cuidar de presos.

A gestão de 41 carceragens em delegacias será transferida para o Depen, Departamento Penitenciário.

Essas carceragens passarão por adequação na estrutura física e o prédio será isolado da delegacia com entradas independentes. Onde for possível a carceragem vai ocupar um outro imóvel.

Na região noroeste, mais de dez carceragens estão na lista, entre elas as carceragens das delegacias de Alto Paraná, Colorado, Altônia, Astorga, Nova Esperança, Marialva e Mandaguari.

A carceragem de Campo Mourão também será transferida para o Depen. O delegado-chefe, Nilson Rodrigues, diz que será um alívio para os investigadores que poderão se dedicar exclusivamente ao trabalho de investigação. A carceragem de Campo Mourão tem 241 presos. [ouça no áudio acima]

Outras 15 carceragens serão completamente fechadas e os presos transferidos para casas de custódia. Entre elas, Cruzeiro do Oeste, Terra Rica e Santa Fé na região de Maringá. No caso de flagrantes ou presos por ordem judicial, a Secretaria da Segurança Pública vai determinar o que fazer. Mas ficará proibida a detenção em celas temporárias por prazo superior ao necessário para a conclusão dos procedimentos de investigação.

 Atualização às 14h11- Ao ouvir a reportagem, o procurador  jurídico de Astorga, Flávio Cestari, entrou em contato para informar que lá na cidade um imóvel está sendo alugado para separar a carceragem da delegacia.  O imóvel irá abrigar a delegacia. A carceragem atual, que é feminina, fica sob responsabilidade do Depen.  

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade