Câmara Municipal de Iguaraçu é campeã de gastos
Divulgação

Diárias

Câmara Municipal de Iguaraçu é campeã de gastos

Política por Luciana Peña em 16/10/2018 - 09:40

A CBN fez um levantamento em algumas cidades da região. Os vereadores de Iguaraçu foram os que mais gastaram este ano com diárias: R$ 121 mil.  Eles alegam que as viagens à capital trazem como retorno os investimentos do Estado. Já as viagens para Maringá têm caráter administrativo, como ir ao banco.

Os vereadores e servidores de Câmaras Municipais precisam viajar. Faz parte da rotina nos Legislativos. Mas a sociedade tem que estar sempre vigilante porque os gastos com diárias podem extrapolar o razoável. Por exemplo, Iguaraçu, próximo a Maringá, tem 4 mil e 300 habitantes e a Câmara Municipal gastou de janeiro a setembro deste ano 121 mil reais em diárias. Para efeito de comparação, Floresta , também perto de Maringá, que tem mais habitantes, cerca de 6 mil e 600, gastou bem menos. Lá vereadores e servidores do Legislativo gastaram este ano 3 mil e 70 reais. Em Paiçandu os gastos foram de 8 mil e 50 reais. Sarandi, que tem quase 100 mil habitantes, ocupa a segunda colocação de gastos neste ranking. Lá foram consumidos em diárias este ano 79 mil reais. Maringá, que é a cidade-polo desta região gastou pouco na comparação. Com mais de 400 mil habitantes, vereadores gastaram 13 mil 950 reais em diárias. A explicação das cidades menores é que sem viajar, sem ir à capital, essas cidades não conseguem investimentos. Foi o que disse um vereador de Sarandi à reportagem da CBN. É o que justificou também o presidente da Câmara de Iguaraçu, José da Silva Costa. Mas o pedido de recursos, segundo ele, é feito em intervalos de cursos de capacitação realizados por sete vereadores, em Curitiba.

Realmente, das 80 viagens feitas por vereadores e servidores da Câmara de Iguaraçu este ano, 66 foram para Curitiba. Mas há também viagens para Astorga, Jaguapitã , Londrina e Maringá. Para Maringá quem vem é o presidente da Câmara e mais para resolver assuntos administrativos, como ir ao banco.

Os dados de gastos com diárias estão no Portal da Transparência.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade