Câmara de Maringá apura suposto abuso de autoridade no carnaval
Arquivo/CMM

Após pedido

Câmara de Maringá apura suposto abuso de autoridade no carnaval

Política por Victor Simião em 06/03/2019 - 17:03

A responsabilidade é da Comissão de Direitos Humanos da Casa. Um pedido foi protocolado por um grupo de advogados da Frente Brasil Popular.

atualização às 19h16: O setor de comunicação da Polícia Militar respondeu à CBN no início da noite. A PM disse que só vai se manifestar quando tiver acesso ao pedido feito na Câmara.

A comissão de Direitos Humanos da Câmara de Maringá vai apurar se houve ou não abuso de autoridade no carnaval do município. Um pedido para que o trabalho fosse feito ocorreu nesta quarta-feira (06), e foi protocolado por um grupo de advogados da Frente Brasil Popular, um movimento social ligado principalmente ao PT. A comissão da casa é presidida por Carlos Mariucci, do Partido dos Trabalhadores. Alex Chaves, do PHS, é o vice-presidente. Três outros parlamentares são membros.

Os advogados alegam que há registros de abusos por parte das forças de segurança, sim. É que entre os dias dois e três deste mês, policiais ficaram ao redor do estádio Willie Davids. Armados, eles revistavam quem passasse por ali. Na avaliação do coordenador da Frente Brasil Popular e um dos responsáveis pelo pedido, Humberto Boaventura, houve cerceamento da liberdade e abuso.

O carnaval de Maringá foi cancelado pela Prefeitura após uma série de polêmicas. Aí, as forças de segurança foram colocadas na rua. A justificativa oficial foi a seguinte: para evitar baderna na região central da cidade – versão contestada por alguns foliões e pela Frente Brasil Popular.

O presidente da comissão de Direitos Humanos, vereador Carlos Mariucci, disse que há um entendimento de que houve certo exagero por parte da polícia em relação aos foliões.

A comissão não tem poder de investigação, mas pode subsidiar uma denuncia para o Ministério Público e outros órgãos.

Os advogados pretendem acionar a comissão de Direitos Humanos da OAB Maringá e também o MP.

No fim de semana de Carnaval, quase 30 adolescentes foram flagrados com bebida alcoólica em Maringá. Eles estavam próximos ao estádio Willie Davids. Por lá haveria um protesto contra o cancelamento do evento. Aí eles foram associados a esse protesto.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade