Câmara de Cianorte cassa mandato de vereador
Foto Assessoria

Política

Câmara de Cianorte cassa mandato de vereador

Política por Letícia Tristão em 12/12/2023 - 16:48

Foram protocoladas duas denúncias contra o parlamentar que resultaram no pedido de cassação. Em um dos casos, os vereadores o absolveram, mas ele teve o mandato cassado pela outra denúncia. Essa foi a segunda sessão em que o mandato do vereador esteve em discussão no plenário da Câmara de Cianorte.

Os vereadores de Cianorte votaram e decidiram pela cassação do mandato do parlamentar Edvaldo Matias de Oliveira 'Estância Luana' (Patriota). A sessão foi nessa segunda-feira (11).

Duas denúncias contra o então vereador foram protocoladas na Câmara pelo Partido Verde (PV) de Cianorte. O pedido de cassação foi pautado em infração político-administrativa e quebra de decoro parlamentar. As denúncias contra o parlamentar eram por um caso de suposto furto de energia elétrica da Copel, antes de o vereador ser eleito, e de suposto abuso de autoridade contra servidores da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).

Segundo a Câmara Municipal, primeiramente, os parlamentares votaram o caso de furto de energia elétrica, que teve seis votos favoráveis à cassação. Em seguida, houve a votação referente ao caso da UPA, com três votos a favor da cassação, e seis demais contrários. Com isso, o vereador Edvaldo, apesar de ser absolvido da denúncia do caso da UPA, foi declarado cassado pelo caso de furto de energia elétrica.

O pedido de cassação do mandato do vereador havia sido votado em agosto, mas havia sido anulado por entendimento da Justiça de que faltavam votos o suficiente para confirmar a cassação. Com isso, a Justiça determinou que fosse realizada uma nova sessão para votar o pedido.

O vereador cassado não participou da sessão e justificou a ausência apresentando um atestado de 30 dias por problemas médicos.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa dele para comentar o assunto.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade