Banheiro na UEM é riscado com frase racista e homofóbica
Divulgação/UEM

Registro

Banheiro na UEM é riscado com frase racista e homofóbica

Educação por Victor Simião em 30/10/2018 - 17:04

Mensagem de cunho racista e homofóbico foi apagada nesta terça-feira (30). Representantes de movimentos negros não se dizem surpresos. 

Atualizado às 18h30: Em nota, reitoria da UEM se diz indignada com rabisco racista. O texto informa que o reitor Julio Damasceno repudiou o acontecido e que isso é algo contrário ao ambiente universitário, que prevê pluralidade de ideias. Conforme a nota, o rabisco já teria sido apagado. Os autores não foram identificados. 

Reprodução/redes sociais
Reprodução/redes sociais

Um banheiro próximo ao Bloco 27, dentro da Universidade Estadual de Maringá, amanheceu com uma parede rabiscada com frase racista e homofóbica. No local estava escrito “Família acima de tudo, Deus acima de todos. Chega de viadagem. Vamos Exterminar gays e negros”. Os dizeres foram apagados na tarde desta terça-feira (30). Uma foto mostrando a frase foi compartilhada nas redes sociais

Paulo Vitor, psicólogo integrante do coletivo Negro Yalodê-Badá, disse ter recebido a imagem sem grandes surpresas. Segundo ele, o racismo é constante dentro da instituição. Ele falou também que desde que a UEM começou a discutir a questão das cotas raciais dentro da instituição, há pouco mais de um mês, estudantes negros têm recebido olhares de desaprovação. Na avaliação dele, a ação no banheiro não deve ser vista como algo isolado.

A professora do Departamento de Ciências Sociais, Marivania Araújo, que também é uma das coordenadoras do Neiab, o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros, também disse não estar surpresa. Na avaliação dela, a eleição de Jair Bolsonaro à Presidência da República, que durante anos manteve discurso considerado racista e homofóbico, é um dos motivos que levaram a divulgação de frases como a escrita no banaheiro na UEM. Ela espera que casos como esse tenham punição.

A frase “Família acima de tudo, Deus acima de todos” é uma referência ao slongan de campanha utilizado pelo então candidato Jair Bolsonaro, que era "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos". Manifestações racistas e homofóbicas têm sido registradas no Brasil nos últimos dias. Este não é o primeiro caso registrado na UEM em 2018 em relação às minorias. Em julho deste ano, uma foto de Marielle Franco, ex-vereadora do Rio de Janeiro assassinada em março, foi rabiscada. Na imagem, que estava em uma exposição em homenagem a ela, foi escrito que Marielle tinha sido um mau exemplo porque era lésbica.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade