Bailarinas de São Jorge do Ivaí conquistam 1º lugar nas finais de competição latino-americana
Foto: Diretoria de Cultura de São Jorge do Ivaí

Argentina

Bailarinas de São Jorge do Ivaí conquistam 1º lugar nas finais de competição latino-americana

Cultura por Luciana Peña em 09/12/2022 - 10:35

O grupo de balé municipal de São Jorge do Ivaí, Ponta do Pé, está na Argentina onde participou esta semana da etapa latino-americana de uma competição mundial. Duas coreografias de São Jorge foram selecionadas. Uma delas conquistou o primeiro lugar na categoria Duo Juvenil e garantiu vaga na seleção brasileira para a final do campeonato mundial.

São Jorge do Ivaí é uma cidade pequena e agrícola. Há dez anos as meninas que sonhavam em aprender balé precisavam ir para municípios maiores. 

Foi nessa época que a Prefeitura de São Jorge criou um grupo municipal de dança. É o Ponta do Pé, que existe até hoje e forma dezenas de bailarinas todos os anos.

O projeto surgiu da iniciativa da bailarina Fabiana Ribeiro, que saiu de São Jorge na infância e estudou balé clássico em Maringá. [ouça o áudio]

E São Jorge entrou no mapa mundial do balé participando de competições. 

Esta semana, por exemplo, as bailarinas estão na Argentina onde participaram da etapa latino-americana da Dance World Cup, a  copa do mundo da dança.

Duas coreografias de São Jorge foram selecionadas para o campeonato. Uma delas conquistou o 1º lugar na categoria Duo Juvenil e a outra ficou na 6ª colocação. 

O diretor de Cultura Renan Ghiraldi acompanha a equipe. [ouça o áudio]  

A coreografia vencedora foi financiada com recursos da Lei Aldir Blanc, criada no período da pandemia para auxiliar artistas. E o tema é justamente os sentimentos que tomaram conta das pessoas durante a crise sanitária, explica a coreógrafa e bailarina Amanda Mobilia. [ouça o áudio]

A competição reuniu equipes de países da América Latina e também de Orlando, nos Estados Unidos, onde há uma grande população latina. A final da Dance World Cup será em Braga, em Portugal, no mês de julho de 2023.

Veja trecho da coreografia vencedora: 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade