Aterro sanitário e pedreira são alvo de questionamentos de moradores em Maringá
Imagem Ilustrativa | Foto: Colaboração/Tiago Valenciano

Requerimento na Câmara

Aterro sanitário e pedreira são alvo de questionamentos de moradores em Maringá

Política por Luciana Peña em 14/09/2021 - 10:28

Moradores do Jardim São Clemente e dos bairros no entorno procuraram vereadores preocupados com as detonações, mau cheiro e qualidade do lençol freático. Um requerimento pedindo informações à prefeitura será votado na sessão desta terça-feira (14). 

Os vereadores Alex Chaves, Onivaldo Barris e Belino Bravin vêm se reunindo com moradores do Jardim São Clemente e dos bairros próximos.

Os moradores vivem perto da Pedreira Ingá e do Aterro Sanitário, que pertencia à Pedreira Ingá, mas que foi vendido, em abril deste ano, à empresa Serrana Engenharia, de Santa Catarina, e que foi contratada pela prefeitura para receber os resíduos orgânicos gerados na cidade.

O motivo das reuniões é que os moradores estão preocupados com os lençóis freáticos, com o mau cheiro na região e com as explosões na pedreira.

Por isso, os vereadores propuseram uma série de requerimentos pedindo informações à administração. Um dos requerimentos entrou na pauta da sessão desta terça-feira (14).

Os vereadores querem saber qual a distância entre o aterro e a área residencial mais próxima, como é realizado o monitoramento das águas no lençol freático e qual o material utilizado para eliminar o mau cheiro que exala dos dejetos.

É o que explica o vereador Alex Chaves, líder do prefeito na Câmara. [ouça o áudio acima]

O gerente da Pedreira Ingá, Roberto Eduardo Pereira, diz que a empresa nunca foi procurada por qualquer morador e nunca foi notificada pelo Município de qualquer problema em relação às detonações, que obedecem, segundo ele, aos padrões de segurança. [ouça o áudio acima]

O diretor de aterros da Serrana Engenharia, o engenheiro civil Marciano Kuviatkoski também diz que ficou surpreso com a reclamação dos moradores e que a operação do aterro segue padrão de manejo europeu. [ouça o áudio acima]

A CBN também tenta falar com o secretário de Meio Ambiente de Maringá. Os vereadores terão outra reunião com os moradores no mês que vem.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade