Associações de rádio e TV repudiam perseguição política sofrida pelo Grupo Maringá de Comunicação
Divulgação

Liberdade de imprensa

Associações de rádio e TV repudiam perseguição política sofrida pelo Grupo Maringá de Comunicação

Política por Luciana Peña em 22/11/2018 - 08:30

A Câmara Municipal de Maringá move ação contra a rádio CBN Maringá, uma das três emissoras de rádio do GMC. E como retaliação, excluiu a CBN Maringá, a Maringá FM e a MIX FM  da campanha institucional da Semana da Pátria promovida pelo Legislativo, com dinheiro do contribuinte. O investimento de verbas publicitárias em meios públicos deve atender critérios técnicos, que foram  ignorados neste caso. A Abert, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, alerta para o risco de abuso de poder contra a liberdade de imprensa.

Para entender este caso é preciso contar uma história. Este ano, em um de seus comentários, o colunista de “O Assunto é Política” na CBN Maringá,  Diniz Neto, questionou a reforma do prédio da Câmara Municipal de Maringá. Por que o projeto original da reforma teve falhas que precisaram ser corrigidas com valores adicionais?  

O presidente da Câmara se sentiu ofendido e pediu uma retratação. A CBN Maringá abriu espaço para que o presidente falasse sobre o assunto, se posicionasse em relação ao tema, mas não se retratou porque não considera que houve erro. Mário Hossokawa entrou na Justiça. Em primeira instância, a Justiça atendeu o pedido de Hossokawa. A CBN recorreu e a liminar concedida pelo juízo local foi suspensa enquanto corre o processo. A  imprensa está sujeita a ações judiciais. É um mecanismo saudável, numa  democracia, quando não se concorda com o que foi publicado. Mas o presidente da Câmara extrapolou a seara judicial.

Em setembro, com dinheiro do contribuinte, a Câmara promoveu a Semana da Pátria, e investiu verbas publicitárias para a divulgação. Pela primeira vez, em anos, as rádios Maringá FM, líder de audiência na cidade, a MIX FM, líder do público jovem e a CBN Maringá, líder de audiência no público A e B e formadora de opinião, ficaram de fora. Não por critérios técnicos, mas, segundo a própria Câmara, porque o Grupo Maringá de Comunicação estaria descumprindo uma ordem do Judiciário, o que seria uma afronta ao civismo enaltecido na Semana da Pátria. Isto não é verdade! Já que o processo ainda corre na Justiça. Não há por enquanto nenhuma decisão definitiva do Poder Judiciário. Não é a questão financeira que preocupa.

O que acende o alerta é o uso de uma função pública para retaliar uma empresa de comunicação. Sete associações de rádio e televisão de SP, MG, ES, CE, RS, PR e a Abert, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, divulgaram uma nota de repúdio. O diretor-geral da Abert, Cristiano Lobato Flores, resumiu a questão esclarecendo que a  contratação de publicidade pela administração pública deve observar critérios técnicos, como alcance da emissora, audiência, público-alvo. E nesse caso, a Câmara alegou a exclusão da emissora por conta de um litígio, de uma ação que envolve direito de resposta, como critério de exclusão e isso não é um critério técnico. Para Lobato, isso é  uma tentativa de censurar e retaliar a emissora.

Nós pedimos que o Observatório Social, entidade que fiscaliza atos do poder público, analisasse o ofício enviado pela Câmara Municipal ao Grupo Maringá de Comunicação, com a justificativa oficial para a exclusão das emissoras de rádio do GMC neste processo de contratação. A presidente da entidade, Giuliana Lenza, que é procuradora da Fazenda Nacional, disse que tudo indica que houve uma “discriminação ilegal e inconstitucional”

Na Câmara, há vereadores que não concordam com a postura do presidente. Dentre eles, o vereador Homero Marchese aceitou gravar entrevista. Perguntado se ele faria algo semelhante se fosse presidente da Câmara, ele respondeu que não e considerou a atitude do presidente reprovável. 

Outros vereadores com quem conversamos disseram que não estão a par do assunto. Nós conversamos também com o presidente da Câmara Mário Hossokawa. Ele disse que enquanto correr na Justiça o processo do Legislativo contra a CBN Maringá não irá dar entrevistas para a emissora. Pedimos então uma posição por meio de nota oficial.

O presidente disse que não iria enviar nota sobre este assunto. Hossokawa pediu que falássemos com o departamento jurídico da Câmara. O procurador Shinji Gohara disse que não gravaria entrevista porque só poderia prestar informação técnica sobre o assunto. O que já fez por meio do ofício em que justifica a postura do Legislativo em relação ao Grupo Maringá de Comunicação.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade