Associação propõe ciclovias móveis no combate à Covid-19 em Maringá
Ciclonoroeste explica que a medida irá reduzir o número de pessoas em carros e ônibus (Foto: Thiago Neri)

26 quilômetros

Associação propõe ciclovias móveis no combate à Covid-19 em Maringá

Cidade por Victor Simião em 25/06/2020 - 16:28

Em estudo apresentado ao prefeito, Ciclonoroeste explica que a medida irá reduzir o número de pessoas em carros e ônibus. A cidade tem capacidade para 26 quilômetros de ciclovias desse tipo, diz pesquisador.

A associação Ciclonoroeste, que reúne ciclistas e pesquisadores, propôs a criação de ciclovias móveis em Maringá. Segundo a entidade, esse tipo de via ajuda a combater o coronavírus. O projeto foi apresentado dias atrás em uma reunião com o prefeito Ulisses Maia.

As ciclovias móveis, ou ciclofaixas, são temporárias e funcionam na parte da rua em que fica o estacionamento ou mesmo em uma das pistas, podendo ser feita com a utilização de cones, cavaletes e faixas.

Maringá tem em torno de 40 quilômetros de ciclovias.

Um estudo feito pelo pesquisador Thiago Botion Neri apontou o seguinte: a cidade tem capacidade para ao menos 26 quilômetros de ciclofaixas, ligando a região central a Zona 7, por exemplo.

A medida ajuda porque se mais pessoas usarem bicicletas, o número de carros e usuários dentro do transporte público reduz, diminuindo o risco de contágio do coronavírus, disse Neri. [ouça no áudio acima]

A CBN consultou Ulisses Maia, que disse ter gostado da proposta. Segundo o prefeito, a demanda foi encaminhada à Secretaria de Mobilidade Urbana.

Foto: Thiago Neri
Foto: Thiago Neri

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade