Às vésperas de partida, jogadora é impedida de atuar em time misto por causa da idade
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Esporte

Às vésperas de partida, jogadora é impedida de atuar em time misto por causa da idade

Esporte por Luciana Peña em 30/07/2021 - 13:08

Bia, de 11 anos, representa o time sub-12 de futsal de Maringá no campeonato paranaense. A Federação de Futsal fez valer uma resolução e Bia não poderá entrar em quadra no jogo desse sábado (31) em Itambé. A jogadora, que fez três gols em duas partidas, apela para que a decisão seja revertida.   

No Paraná, não tem campeonato de futsal para meninas nas categorias abaixo da sub-12, ou seja, com 12 anos ou menos.

Mas a Federação de Futsal permite que elas joguem com os meninos em times mistos. É uma forma de estimular as jogadoras e evitar que elas desistam do esporte.

A resolução que está no site da Federação Paranaense de Futebol de Salão diz que os times masculinos do sub-7 ao sub-11 podem ter até quatro meninas.

A jogadora da equipe de futsal sub-12 de Maringá, Beatriz Ferreira da Silva, a Bia, tem 11 anos, mas completa 12 agora em 2021.

No começo do ano, o técnico de Bia, Pietro de Souza Bettin, inscreveu o time no campeonato paranaense e não houve oposição.

Mas agora veio a ordem. Bia não pode jogar no time. E o próximo jogo é nesse sábado (31) contra o Academia de Futsal de Londrina, em Itambé. Pietro e a família da jogadora estão se mobilizando para reverter a decisão da Federação. [ouça o áudio acima]

Pietro questiona por que a Federação não se posicionou no momento da inscrição do time. [ouça o áudio acima]

Nas redes sociais, Bia, que pelo jeito tem um futuro brilhante nas quadras de futsal, mas é tímida no dia a dia, postou um apelo em vídeo. [ouça o áudio acima]

A Federação de Futsal do Paraná diz que a resolução é clara e está disponível no site. Segundo a Federação, meninas que completam 12 anos em 2021, como é o caso da Bia, podem disputar o campeonato estadual de base feminino sub-13, que será realizado em setembro e em outubro. Mas por causa da polêmica, o caso da Bia está sendo avaliado pelo departamento jurídico da Federação.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade