Artistas se mobilizam pedindo edital para a cultura em Sarandi
A Prefeitura diz pretender lançar um edital neste ano (Foto: Divulgação/Prefeitura de Sarandi)

Fomento

Artistas se mobilizam pedindo edital para a cultura em Sarandi

Cultura por Victor Simião em 18/08/2020 - 16:53

Um abaixo-assinado foi montado virtualmente. Eles querem que o poder público crie condições para fomentar trabalho da categoria na cidade. A Prefeitura diz pretender lançar um edital neste ano.

O segmento artístico de Sarandi está mobilizado de forma online. O grupo criou um abaixo-assinado virtual solicitando à Prefeitura e à Câmara de Vereadores que desenvolva editais de fomento à cultura na cidade. A petição foi feita há uma semana e conta mais com mais cem assinaturas.

A mobilização surgiu porque os artistas perceberam que Maringá, cidade que fica ao lado, tem uma série de ações para a cultura. O município tem editais específicos para dança e música, por exemplo, e outros mais amplos.

O acesso à cultura e o fomento são garantidos pela Constituição Federal, e cabe ao poder público ser agente ativo.

Uma das responsáveis pela ação em Sarandi é a Daiane Sol. Ela diz que há muitos artistas na cidade e festas tradicionais, como a de Santo Reis. Daiane fala que além do edital é necessário fomentar a profissionalização e o acesso à burocracia para a disputa de verbas. [ouça no áudio acima]

Em resumo, um edital permite a inscrição dos interessados. Aí, vence quem cumprir as medidas e ser bem avaliado.

A CBN entrou em contato com a Secretaria de Juventude de Sarandi, pasta que responde pela área cultural. A informação é a de que tem havido conversas para a criação de um edital de fomento ainda neste ano. Além disso, um grupo de trabalho deve ser feito em breve para tratar sobre a lei federal Aldir Blanc, que irá destinar auxílio emergencial aos artistas.

Quer fazer uma sugestão, comentário ou mandar foto ou vídeo para a CBN Maringá? Envie para o WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade