Arena Sustentável trará inspiração e práticas para cuidar do planeta
Foto divulgação

Maringá

Arena Sustentável trará inspiração e práticas para cuidar do planeta

Meio Ambiente por Letícia Tristão em 01/11/2023 - 16:45

Do dia 10 ao dia 12 de novembro, o Eurogarden, conhecido como “o bairro mais sustentável do mundo” vai sediar a Arena Sustentável, evento promovido pelo Grupo Maringá de Comunicação.

Você sabe quais são os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis da Organização das Nações Unidas e para que servem?

Os ODSs como são conhecidos, definem práticas que empresas podem adotar para ser cada vez mais sustentáveis e quando a empresa conquista um selo, a ONU atesta que o empreendimento está no caminho para ajudar a tornar o mundo um lugar melhor.

Ao todo, são 17 selos ODSs, entre eles, erradicação da pobreza, energia limpa e acessível, consumo e produção responsáveis, além de 169 metas que representam um plano de ação global.

Para demonstrar melhor os objetivos para a população, será realizado a Arena Sustentável Maringá, um evento para os maringaenses entenderem melhor as práticas adotadas por empresas da cidade que já conquistaram algum ODS. O evento é organizado e promovido pelo GMC, Grupo Maringá de Comunicação.

O GMC já conquistou 4 selos com diferentes projetos. Em 2017, com a arrecadação de alimentos promovida pelo “Dia do Bem”, veio o selo 2, que contempla ações que contribuam para a erradicação da fome.

Em 2021 três novos selos foram conquistados: o Boletim Cidadania e Sustentabilidade, com temas sobre consumo sustentável produzido e veiculado pela CBN Maringá contemplou o objetivo 12 – consumo e produção responsáveis; o Passeio Ciclístico da Primavera foi contemplado pela promoção de saúde e bem-estar (objetivo 3); e a produção de energia limpa, com a usina fotovoltaica implantada pelo Grupo resultou em um selo pelo objetivo 7.

A diretora de conteúdo do GMC, Jany Lima, explica a importância de dar visibilidade ao tema. [ouça o áudio acima]

O evento tem apoio da UEM, Universidade Estadual de Maringá, que tem vários projetos de extensão, entre os 1300, conectados com alguns dos ODSs, explica o pró-reitor de Extensão e Cultura da UEM, Rafael Silva. [ouça o áudio acima]

A Arena Sustentável também tem apoio da Prefeitura de Maringá e tem a consultoria da Geração Social, empresa especializada em auxiliar negócios a adotar práticas de responsabilidade social.

O evento será realizado nos dias 10, 11 e 12 de novembro. Nos dias de Arena, os visitantes poderão conhecer projetos municipais que promovem ambientes sustentáveis, como Ecolix para descarte de lixo, projeto moeda verde e óleo zero, Maringá recicla e oficinas de plantio de árvores, de compostável, feira de economia criativa, e também cinema a céu aberto.

Os 17 ODS da ONU são:
1- erradicação da pobreza;
2 – fome zero e agricultura sustentável;
3 – saúde e bem-estar;
4- educação de qualidade;
5- igualdade de gênero;
6- água potável e saneamento;
7 – energia limpa e acessível;
8 – trabalho decente e crescimento econômico;
9 – indústria, inovação e infraestrutura;
10 – redução das desigualdades;
11 – cidades e comunidades sustentáveis;
12 – consumo e produção responsáveis;
13 – ação contra a mudança global do clima;
14 – vida na água;
15 – vida terrestre;
16 – paz, justiça e instituições eficazes;
17 – parcerias e meios de implementação.

Com colaboração de Brenda Caramaschi/CBN Maringá

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade