Apuração para eleição do Sismmar continua
Foto: Victor Simião/ CBN Maringá

Disputa

Apuração para eleição do Sismmar continua

Cidade por Victor Simião em 09/10/2019 - 11:05

A eleição ocorreu nessa segunda-feira (7) e terça-feira (8). Houve pedido de impugnação de nove urnas, mas a comissão eleitoral decidiu por apenas uma.

Já passa de 10 horas a apuração das urnas eleitorais. A expectativa era a de que o resultado fosse conhecido ainda na madrugada desta quarta-feira (09), o que não ocorreu. E pela manhã, uma das chapas pediu a impugnação de 9 urnas, das 29 que foram utilizadas. O motivo seria o não cumprimento das regras para as urnas.

Após uma série de discussões, a comissão eleitoral decidiu impugnar apenas uma - a da Maringá Previdência, porque faltou o lacre superior. Mas, segundo apurou a CBN, não havia indícios de fraude.

A eleição para a escolha da nova diretoria do Sismmar ocorreu na segunda (07) e terça (08). Quatro chapas disputam. Quem vencer fica durante quatro anos à frente do sindicato. 

A posição é estratégica para movimentações políticas na cidade. Não à toa, a maior parte dos candidatos é ligada a partidos políticos de esquerda.

Mais de 5 mil servidores estavam aptos a votar. 

Até por volta das 10h30, mais de 2500 votos tinham sido computados. As chapas 1 e 2 tinham registrado mais de 800 votos para cada uma delas. 

A 1 é formada pela atual gestão do Sindicato dos Servidores Municipais.

A chapa 3 havia registrado quase 200 votos. E a 4, cerca de 700. 

Tudo indica que deve haver um segundo turno. Para vencer em turno único, a chapa deve receber 50% dos votos sozinha.

Há outras prerrogativas para uma nova eleição em caso de urnas impugnadas, mas tudo depende de como irá terminar esta apuração.

A expectativa é a de que o resultado seja conhecido até as 13h.

Atualização às 15h: Com a impugnação da urna 5, da Maringá Previdência, o resultado do primeiro turno da eleição está em aberto. Apuradas 28 das 29 urnas, o resultado parcial aponta disputa no segundo turno entre as chapas 2 e 1.

Chapa 2 (Priscila Guedes e Carlos Alberto Máximo): 1.171 votos

Chapa 1 (Iraídes Baptistoni e Carlinhos Specian): 1.151 votos

Chapa 4 (Moisés Rebouças e Cibele Campos): 987 votos

Chapa 3 (Tom Martins e José Ademir Fraiman): 245 votos

A urna 5, da Maringá Previdência, é a segunda maior em número de votantes, com 558 servidores filiados. A nova votação deverá ocorrer dentro de um prazo de 10 dias.

A data do segundo turno ainda será decidida pela comissão eleitoral

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade