Após decisão do Governo Federal, Maringá realoca servidores do Nasf

Mudança na saúde

Após decisão do Governo Federal, Maringá realoca servidores do Nasf

Saúde por Victor Simião em 24/02/2020 - 16:57

54 funcionários, que atuavam de modo integrado nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família , seguem trabalhando, mas em outras ações. Embora não tenha acabado com o programa na prática, o dinheiro que era encaminhado não vem mais.

Criado em 2008 pelo Governo Federal, o Nasf, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, passou por uma mudança. Em 2019, por decisão do Ministério da Saúde, o programa foi ajustado e houve alteração na forma de repasses. Com a medida, o Governo deixou de encaminhar boa parte dos recursos que mandava aos municípios para a execução dos Nasf. Maringá recebia R$ 120 mil, mensalmente. Agora, não mais.

O Nasf era formado por diversos profissionais, como médicos, assistentes sociais e psicólogos. Maringá contava com seis equipes. Esses grupos desenvolviam atividades voltadas à prevenção em bairros específicos da cidade. Embora o Ministério da Saúde não tenha acabado com o programa, na prática a iniciativa deixou de existir ao menos em Maringá desde o começo do ano. 

Os 54 trabalhadores vinculados ao Nasf são celetistas - ou seja, poderiam ser desligados da Prefeitura. Apesar disso, o município decidiu manter os servidores. Agora, eles estão sendo remanejados, diz o secretário de Saúde, Jair Biatto. Segundo o secretário, apesar dos repasses que o Governo Federal fazia, o valor recebido não era suficiente. 

Críticos à decisão do Ministério da Saúde dizem que impedir o funcionamento do Nasf é ruim porque prejudica a prevenção de doenças. Os núcleos serviam para estimular a saúde, não não remediá-la. 

O Governo, por sua vez, nega que tenha acabado com o programa. E diz que o orçamento foi realocado porque estudos foram feitos para melhor executar ações para a Saúde. No caso do Nasf, o financiamento se dá por uma nova forma, utilizando indicadores.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade