Apesar de ter leitos, faltam medicamentos no Paraná, diz secretário
Geraldo Bubniak/ AEN

Saúde

Apesar de ter leitos, faltam medicamentos no Paraná, diz secretário

Saúde por Luciana Peña em 26/07/2020 - 09:30

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, determinou a suspensão de cirurgias eletivas em todo o estado. O objetivo é evitar o uso de anestésicos e relaxantes musculares, necessários para a intubação de pacientes com Covid-19.

 

Na sexta-feira, uma resolução da Secretaria de Saúde do Paraná suspendeu temporariamente as cirurgias eletivas em todo o estado.

As cirurgias eletivas são aquelas agendadas, sem urgência e que podem esperar. 

O objetivo da resolução é poupar medicamentos, como anestésicos e relaxantes musculares, utilizados nas cirurgias e necessários para a intubação de pacientes com Covid-19. 

O Paraná, embora tenha leitos para os pacientes com Covid, sofre com a falta de medicamentos, disse em entrevista à Agência Estadual de Notícias, o secretário de Saúde Beto Preto. [ouça áudio acima] 

No período de suspensão, apenas cirurgias de emergência e urgência podem ser realizadas.  Os procedimentos cirúrgicos e exames de urgência cardiológicos, oncológicos e de nefrologia seguem conforme a necessidade dos pacientes e indicação médica.

 A suspensão das cirurgias eletivas também reduz a  ocupação de leitos, uma vez que pacientes operados precisam de leitos de UTI no pós-operatório.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade